Olá gente.
Hoje vamos conhecer um pouco mais do autor de
O círculo de pedra o/.Muito obrigada ao Ricardo pelo enorme carinho e pelas respostas dadas ^^.
Vamos lá?
R. Costac nasceu na cidade do Rio de Janeiro no verão de 1961. É formado em História e em Geografia, e por alguns anos lecionou em cursos de pós-graduação que lhes foram particularmente gratificantes. Atua profissionalmente na indústria farmacêutica onde conheceu muitos amigos e pessoas interessantes. Desde muito jovem é um apaixonado pelas questões de Astronomia, Arqueologia e Geologia. Sempre foi um dedicado frequentador de museus de diferentes áreas do conhecimento e por toda a sua vida esteve rodeado de livros que o inspiraram a escrever a sua primeira obra. Casado e com dois filhos, mora atualmente em Curitiba no Paraná. O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes de uma grande aventura que atravessa quatro séculos.
Entrevista:
1. Desde de quando decidiu se tornar escritor?
R - O desejo de me tornar escritor surgiu quando ao inventar estórias para entreter meus filhos , percebi que algumas poderiam virar livro. Então passei a ler mais sobre como construir melhor os diálogos, narrativas, descrição de cenários (existem bons livros sobre o assunto). E fiz um curso sobre escrita criativa para explorar melhor essas habilidades. Daí coloquei em prática o projeto.
2. Poderia falar um pouco de como foi estar escrevendo cada página de O círculo de pedra?
R - Escrever é uma atividade fantástica. Perdi a conta das vezes que mergulhei na minha obra. No meu caso, para que cada personagem se terne verossímil, é preciso falar e pensar cada um como se entrasse em suas personalidades. Imaginar como se eu fosse cada um deles, um por vez, entendendo seus pensamentos, comportamentos, qualidades, defeitos e medos . Viajar por mundos diferentes é algo que me fascina. Portanto foi exatamente o que eu procurei retratar, descrevendo os lugares e a aventura como se fizesse parte daquilo tudo. Acordava durante a noite com uma nova ideia e a anotava para não esquecer depois. Para mim foi algo inesquecível criar um mundo que habitava em minha mente.
3. Teve algum apoio familiar ou de amigos nesta carreira?
R - Sim. Sem o apoio da minha família e de amigos, talvez O Círculo de Pedra nunca tivesse se tornado realidade. E o apoio continua com muita intensidade.
4 . Tem algum personagem favorito em sua obra?
R - Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder. Quando se cria uma estória, cada personagem se torna um filho querido. Mas sem fugir da questão, tenho uma admiração por Rhuror, o faogard. Ele é um personagem o qual me orgulho em ter criado.
5. Tem algum projeto em andamento que possa revelar? (se tiver pode nos dizer mais ou menos a história)
R - Além da conclusão de O Círculo de Pedra, tenho mais cinco livros que pretendo escrever. O próximo será uma obra de terror. Acho que já pesquisei e reuni um bom material para fazer os leitores se arrepiarem de pavor. Pelo meno espero que seja assim. Em seguida será uma Ficção Científica, depois eu volto às obras de Fantasia. Já dá para perceber que sair do mundo real é o que eu adoro fazer.
6. Você possui algum outro hobby? qual?
R - Gosto de correr e de dançar. Já participei por alguns anos de um grupo de Irish Dance (sapateado irlandês) que, para mim, é a melhor expressão da dança. Quem tiver a curiosidade em conhecer, procure por Sapateado Irlandês ou Irish Dance no Youtube.
7. Você obteve inspiração de algum lugar para escrita do livro? qual?
R - Os livros de História, Arqueologia, Astronomia, Mitologia e Geologia sempre foram fontes imprescindíveis para a minha inspiração. Também me inspiro muito em músicas épicas (é só fechar os olhos e deixar a imaginação ser levada pelos sons mágicos que podem nos transportar para outros lugares). Devo parte da minha inspiração ao mega sucesso O Senhor dos Anéis e sua trilha sonora espetacular.
8. Tem algum livro ou escritor favorito? conte-nos.
R - Mencionar apenas um autor ou livro é uma tarefa difícil e também injusta. Mas posso listar alguns autores que me influenciaram bastante. Aprecio Tolkien e o seu magnífico O Senhor dos Anéis. Outros escritores que me influenciaram muito foram Carl Sagan, Arthur Clarke, Oscar Wilde, Ernst Hemingway, Howard Lovecraft, Gabriel Garcia Marquez entre outros.
9. O fato de parcerias com blogs,acha que ajuda?
R - Sem dúvida que sim. O relacionamento com pessoas que adoram os livros é maravilhoso. O apoio que recebi dos blogueiros amantes da literatura me ajudou muito a divulgar O Círculo de Pedra. Tenho um compromisso eterno em continuar com a parceria quando lançar meus outros livros. Sinceramente, fico muito feliz em saber que tem gente que dedica boa parte da sua vida ao universo literário, ainda mais em um país que o hábito da leitura é algo raro.
10. Por favor deixe um comentário aos seus leitores e aos leitores do blog.
R - Primeiramente, quero agradecer a você, Tamires, por me dar essa linda oportunidade de conversar com o seu público. Por ter divulgado O Círculo de Pedra de forma tão carinhosa e competente. E também quero convidar aos que gostam de Literatura Fantástica a conhecer o mundo de O Círculo de Pedra.
E, por fim, deixar uma pergunta: Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?
Obrigada Ricardo e foi bom saber mais de você e do livro ^^.
Bjus gente e até mais.
PS: Como andei meio ocupada eu dei a visita ao decorrer da semana para os blogs e hoje termino e passo em mais alguns ^^.Obrigada por não abandonarem rsrs.
Ainda não conhecia o autor, mas já vi falar do livro dele. Gostei bastante da entrevista, ajuda muito os leitores se aproximar de livros nacionais.
ResponderExcluirLucas / Era uma vez...
livrosecontos.blogspot.com
Sim,concordo plenamente Lucas.
ExcluirEspero que leia um dia.
Abraço
Olá, Tamires. Tudo bom?
ResponderExcluirJá conhecia o autor e, acredito que, em breve estarei lendo a obra dele.
Adorei a entrevista e em saber mais do autor. O livro "O círculo de Pedra" parece ser muito interessante e não vejo a hora de lê-lo.
Beijos.
http://umajovemleitora.blogspot.com.br
Olá.
ExcluirTudo sim obrigada ^^
Sim,acabei de ver a parceria meus parabéns e não vai se arrepender ^^
bjs
Hmm parece muito interessante. Parabéns ao autor! Também gosto de dançar, mas gosto em particular do West Coast Swing :-)
ResponderExcluirAh! Peterson é um prazer enorme te ver por aqui ^^
ExcluirA sim pelo menos uma coisa que seja parecida...logo terá este gosto de entrevista haha.
Abraço.
Oii ^^
ResponderExcluirAinda não li O circulo de pedra, mas tenho muita curiosidade de conhecer o livro, parece ser muito bom.
É sempre maravilhoso conhecer um pouquinho mais dos autores :)
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá.
ExcluirSim e espero que leia sim um dia ^^
bjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirAmei a entrevista, estou quase terminando de ler o livro e realmente muito bom.
Todas as vezes que eu leio entrevistas assim, eu fico com vontade de continuar o meu livro :)
Tamiris, você sabe se ele estará na bienal do RJ?
Eu queria muito pegar um autógrafo dele rs
http://letrasdanana.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirOlha eu não sei mas vou procurar saber para você ok?
Bjs querida e obrigada
Oi, Tami...
ResponderExcluirAmei a entrevista, aumento agora a vontade de conhecer o trablho do autor ^^
Parabéns
Beijokas, Brubs
Livros de Cabeceira
@IWannaRuffles
Olá.
ExcluirObrigada e se puder leia sim,vai amar ^^
bjs
Adorei essa entrevista, não conhecia o autor, foi muito bom poder ler, e as respostas dele me prendeu muito, acho que tem grandes chances de entrar pra minha lista de autores preferidos, pq no quesito personalidade ele é 10, vou ler o livro dele o/ pode ter certeza
ResponderExcluiracervo-de-livros.blogspot.com
Olá.
ExcluirAhhhh que maravilha e sim ele é 10 !!! rsrsrs
Leia sim e não vai se arrepender ^^
bjs
Oi Tamires...
ResponderExcluirAdorei a entrevista com esse autor... eu já tinha ouvido falar dele aqui mesmo em seu blog e sobre seu livro também que pelo que percebi deve ser muito bom... eu não tinha o costume de ler livros de fantasia, mas ultimamente eles tem me chamado muito atenção e me fazendo escolher alguns para ler. rsrsr. Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirAh! muito obrigada querida e espero que agora que está gostando de fantasias leia este livro também rsrs
bjs
Não conhecia o autor,gostei bastante da entrevista,seu sobrenome é Cipriano por causa do Patch?
ResponderExcluirBeijos e seguindo...
http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirObrigada e não rsrs fiquei sabendo a pouco tempo que tem personagem com meu sobrenome kkkk mas que bom...sobrenome conhecido pelo mundo rsrs
bjos
É sempre bom conhecer um pouco mais dos autores dos livros. Também fiquei com mais vontade de conhecer seu trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pela entrevista. Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
Abraços
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirObrigada e também sempre que puder passarei lá com toda certeza ^^
Abraço.
Oi flor, ainda não conhecia esse autor, adorei a entrevista. Parabéns!
ResponderExcluirótimo final de semana, bjos :*
Blog Fashion e Bella
www.fashionebella.com.br
Olá.
ExcluirObrigada e para você também.
bjs
Que demais! Ele fez histórias para os filhos e estas vieram a ser um livro. Olha que lindo. *-*
ResponderExcluirCurti demais a entrevista! Fantástica. :)
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Olá.
ExcluirPois é amei ficar sabendo disto rsrs e ele se saiu muito bem ^^
Obrigada
Bjs
Oi! Já conhecia o livro e autor através da divulgação em blogs, e confesso que morro de vontade de ler o livro. Parece ótimo! Gostei muto da resenha e achei interessantíssimo o autor começar a escrever por contar histórias aos filhos!
ResponderExcluirBeijos, Leitura da Vez!
Olá.
ExcluirNossa pode ler sim e não vai arrepender...os nacionais estão ficando ótimos e estão ganhando o povo brasileiro finalmente rsrs.
bjs
Eu já tinha ouvido falar do autor, parece ótimo! Tenho muita vontade de ler esse livro, li esses dias uma resenha dele. E fico feliz com o pensamento do autor sobre parcerias, nós blogueiros é que nos sentimos honrados por apoiar a literatura nacional!
ResponderExcluirótima entrevista!
Abraços!
pecasdeoito.blogspot.com.br
Olá.
ExcluirTomara que consiga ler um dia Diêgo ^^
Sim,e como honramos (=
Abraço
Ótima entrevista Tamires.
ResponderExcluirNos permitiu conhecer mais do autor.
Esse tipo de iniciativa acaba deixando o escritor mais próximo dos leitores.
Abraço.
Olá.
ExcluirObrigada Luiz.
Abraço