[Divulgação] Editora Parceira: Iluminuras

Hey, pessoas!

Com o consentimento da Tami (melhor parceira ever ), hoje eu vim anunciar uma notícia mais que boa por aqui. Fizemos parceria com uma nova editora! Vocês não tem noção da felicidade que eu fiquei de ver o blog da minha amiga crescendo dessa maneira e encontrar pessoas apostando nele, por isso fiz questão de anunciar pessoalmente. Tudo que aconteceu foi por intermédio da linda Tami, do blog De Tudo Um Pouco, e eu agradeço imensamente a ela pela paciência, atenção e ajuda na blogosfera.



Mas chega de enrolação e vamos conhecer logo essa editora linda!

A editora Iluminuras surgiu no ano de 1987 com a publicação das obras O Matrimônio do Céu e do Inferno e Respiração Artificial. Assim, se iniciava um sonho, que ganha uma expansão cada vez maior.

Atualmente, a editora possui um catálogo com títulos e autores de renome em diversas áreas, como literatura, filosofia, cinema, história, comunicação, semiótica, psicanálise, antropologia, educação, etc. Com tanto carinho e dedicação, os reconhecimentos logo vieram, em formas de prêmios: Editora do Ano da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, vários Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, dois Prêmios Portugal Telecom, e finalistas do Prêmio Multicultural Estadão.

Porém, a editora, com toda a modéstia e cuidado que lhe são característicos, reconhece que "nada disso teria sido possível sem a colaboração e a confiança dos nossos autores e colaboradores; sem a diligência dos funcionários da editora que trabalharam para fazer com que os objetivos fossem alcançados; sem a adesão das livrarias e distribuidores, que acreditaram na nossa linha editorial; sem a apreciação crítica da imprensa que fez crescer nosso trabalho; e, finalmente, sem os leitores que garantiram o desafio."

Vamos conhecer agora os próximos lançamentos da editora, para que vocês já possam fazer suas listas rs

Parte da paisagem
Parte da Paisagem
Adriana Lisboa
120 páginas
ISBN: 978-85-7321-441-3
Sinopse: Recolhimento, concentração, precipitação. Ou, pelo contrário, exposição, soltura e dispersão. Nestes poemas, como num espasmo, a abertura inquieta desemboca muitas vezes no espanto de quem subitamente para, sabendo que as palavras serão os resíduos, apenas, do quase indizível. É um mundo de quases, que os leitores já terão aprendido a apreciar nas vozes que guiam os personagens de Adriana Lisboa, alheios aos gestos heroicos e afeitos à elaboração vasta, porém breve, da música que soa ao fundo, tanto na prosa como na poesia. Na recusa da expressão brilhante, um discreto fio melancólico avança e faz do poema lugar de espera e escuta: espaço do envelhecimento, não fosse um outro fio de vida que se enlaça àquele, teimando em recordar que, quando bem quisermos, podemos saltar do vagão, aliviando-nos do peso inominável do fim da viagem. Aí, justamente, aportaremos numa espécie de Pasárgada às avessas, lugar onde o rei não é rei, e tampouco sei se terei as mulheres que quero. Paisagem, em suma, incapaz de prometer outra vida; lugar de passagem, percurso que a delicadeza da poesia insiste em propor, mostrando tão só o que existe, em sua face ora sombria, ora insuspeitadamente luminosa. O que resta, restará sem adornos ou circunspeção, só vida gratuita. Não se trata da delicadeza não-me-toques, da afetação de quem mal resvala no mundo. Na poesia de Adriana Lisboa, delicado é o elemento que decantou, após vagar por uma solução em que o desvio e os choques levaram a uma nova e inesperada composição. Mas, ainda aqui, não se fala da delicadeza ostentatória de um cristal definitivo, ou do sólido que podemos ver, apalpar e admirar. Em Parte da paisagem, o que se projeta é o instável e delicado equilíbrio em que corpo e alma, juntos, descobrem-se a ponto de cair.



Jardim de Haijin
Alice Ruiz S.
64 páginas
ISBN: 978-85-7321-323-2
Sinopse: Jardim de haijin - Nunca é demais mencionar que o haicai é uma forma poética de origem japonesa, composto de três versos de dezessete sílabas poéticas (5-7-5), é dividido em duas partes e deve conter uma palavra que indique o momento, a estação do ano em que foi realizado e assim registrar uma vivência ou resgatar uma memória de seu idealizador, tendo como cenário a natureza.
Despidos do rigor da métrica, os haicais de Alice Ruiz que integram o livro Jardim de Haijin, lançado recentemente pela Editora Iluminuras, formam uma ciranda de poemas vivenciados, como ela mesma cita, nos jardins dos amigos. Mas há outros que surgiram em ocasiões diferentes. Com grande percepção e técnica, Alice compõe haicais cheios de sensações, imagens e leveza, de linguagem simples e insinuante, em sintonia com a natureza. Entre o permanente e o transitório, o poema nasce e se funde, é sentido e não intelectualizado. As lentes são voltadas para o que está ao redor e não para o sentimentalismo. O profundo é a simplicidade. Dentro desse universo, o livro ganhou cores alegres que brincam com os poemas através das ilustrações de Fê. A relação entre um haicai e uma imagem deve ser sutil, e é o que acontece. Há muita harmonia e diálogo entre palavras e cores, há uma brincadeira para a qual o leitor é convidado. O haicai já é centenário em terras brasileiras, apesar disso muitos autores escrevem seus poemas de três versos e os chamam de haicai. A curitibana Alice Ruiz, que no ano passado ganhou o Prêmio Jabuti pelo livro de poesia Dois em Um, sabe muito bem escrevê-los. Ao folhear o livro, os haicais saltam livres à nossa leitura, livres para serem haicais. (Alvaro Posselt)


Jeito de Bicho
Alice Ruiz S.
Ilustrações Eder Cardoso
24 páginas
ISBN: 978-85-7321-448-2
Sinopse: Este livro é sobre os bichos que vivem com os humanos. A maioria é conhecida como bichinho de estimação. Eu ficava pensando se eles não gostariam mais de viver soltos no mato, como os outros bichos. Então, comecei a prestar atenção neles para ver se eles eram felizes, mesmo morando em casas e apartamentos. Como a maioria nunca conheceu outra vida, cheguei à conclusão de que eles gostam. E gostam de nós, quando os tratamos bem. E também foi assim que eu percebi as diferenças de comportamento entre eles e deles com a gente. E resolvi contar o que vi, para vocês. Aqui estão os que eu pude ver de perto, mas se você tiver um bichinho diferente, que não esteja aqui, descreva o jeito dele também. (Alice Ruiz S.)



Vozes
Ana Luíza Amaral
120 páginas
ISBN: 978-85-7321-401-7
Sinopse: Novo livro de poesia de Ana Luísa Amaral, uma das mais importantes poetisas portuguesas contemporâneas, reconhecida pelos leitores e pela crítica. "Além de retrabalhar os seus próprios poemas, revisita também textos de outros autores, às vezes com um grau alto de fidelidade, como na tradução de Rilke; outras, rasurando parcial ou mesmo quase completamente o texto original: reinventa, assim, a trágica história do mítico par amoroso, Pedro e Inês, ao pôr em cena, em tom burlesco, um casal contemporâneo de velhos com as suas mazelas físicas, perdido totalmente o fulgor que ele bem sabe ser doença / de imaginação. Reelabora ainda, na secção “Outras Vozes”, certos temas míticos da história portuguesa, a partir de perspectivas que lhe dita a consciência da modernidade, atenta às explorações de toda ordem: a das novas terras colonizadas ou a das mulheres enquanto protagonistas anônimas, silenciosas e muitas vezes vítimas da história." (Yara Frateschi Vieira)


40 Escritos
Arnaldo Antunes
Organizador João Bandeira
152 páginas
ISBN: 8573211393
Sinopse: Esse volume reúne textos que Arnaldo Antunes escreveu ao longo de 20 anos sobre os mais diversos assuntos: música, literatura, poesia, a experiência da prisão, etc. São textos que não podem ser definidos dentro de um gênero: nele há poesia sem ser um livro de poemas, há ficção sem ser um livro de ficção, há crítica sem ser um livro de crítica literária. Trata-se de um artista pensando e refletindo sobre outros artistas. Um livro surpreendente que surpreende o leitor a cada página.





Hoje com seus 28 anos, a Iluminuras sempre procura inovar e criar elementos em suas publicações para, muito além de atrair o leitor, agradecer por todo o apoio à editora, desde o início. O sonho de viver explicitamente da literatura se tornou realidade, e é exatamente a certeza desse sonho que faz a editora ser reconhecida e amada no cenário em que atua. Vocês podem acompanhar as novidades da editora através das redes sociais, disponíveis nos links abaixo:



Pelo fato de ser eu a responsável pelas resenhas e divulgações da editora aqui no blog, me sinto extremamente lisonjeada. A Tami, quero agradecer por tudo que fez e fez por mim e pelo LV, e dizer que nenhuma pessoa é mais atenciosa, disponível e parceira do que tu. A Iluminuras, obrigada pela atenção, carinho e receptividade com que receberam e aceitaram o De Tudo Um Pouco, que eu já considero minha segunda morada, e prometemos corresponder à confiança depositada. As resenhas sairão em breve, aqui no blog, e ainda teremos muita novidade à vista para vocês, queridos leitores!

E aí, animados com a parceria nova? Eu estou, e muito! Até a próxima postagem!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!