Resenha - O Fabricante de Bonecas

Olá, gente linda!

Hoje trouxe para vocês mais uma resenha, desta vez da nossa parceria com a Chiado Editora. Conheçam O Fabricante de Bonecas, de Raíssa Azevedo!


– Tem certeza de que, para você, ela é apenas uma boneca, Edward? – perguntou a Sra.Willbert, ainda tranquila.
– Que tipo de pergunta é essa agora? Claro que sim! Por acaso, eu sou louco de pensar que é humana? Sou louco em...
–...se apaixonar por ela? – interrompeu a mulher.
Após o trágico acidente com a sua noiva Amy, o famoso fabricante de bonecas, Edward Nachios passou a encontrar bonecas desconhecidas em seu ateliê. Esse mistério se agrava quando ele encontra Ágata: uma boneca de tamanho e aparência humanas, a qual passa a despertar novos sentimentos , pensamentos e sensações no fabricante.



  • Título: O Fabricante de Bonecas
  • Autor: Raíssa Azevedo
  • Editora: Chiado Editora
  • Número de páginas: 112
  • Compre!
  • Classificação: 



Resenha:


Edward Nachios é um fabricante de bonecas que sofreu uma grande perda num acidente de carro, que levou sua amada noiva Amy. A partir de então, ele é um homem amargurado e sem esperanças na vida, e tudo que lhe restou foi a loja, herança de seu pai. Com o seu dom para fabricar brinquedos e seu fornecedor Tom, ele faz tudo que pode para manter as portas da loja abertas, mesmo que isso custe muito na maioria das vezes. O que ele não podia imaginar é quem Tom não era exatamente quem ele mostrava ser. As coisas ficam ainda mais complicadas para Edward quando estranhas e lindas bonecas começam a aparecer em seu ateliê, e ele não consegue lembrar de tê-las confeccionado. Toda a situação é muito esquisita e confunde a cabeça do fabricante, mas nada é tão ruim que não posso piorar: num belo dia, o fabricante acorda e descobre em sua loja uma boneca humana, que é parecida demais com sua falecida noiva, e ainda está usando as roupas dela que restavam no armário. E como sempre ele não lembra-se de ter feito essa boneca também. Como se não bastasse, um homem está de olho em Edward, e ele precisa esconder a nova boneca de tudo e todos, uma boneca que está começando a despertar sentimentos diferentes e confusos no fabricante, sentimentos que ele nunca mais achou que voltaria a experimentar.


O que eu posso dizer desse livro é que ele me surpreendeu. Eu esperava uma coisa dele, e a autora fez algo completamente diferente. E não, isso não é ruim. Aliás, foi muito bom. Eu nunca esperava uma trama assim, e fiquei completamente presa à ela.

A escrita da autora é muito fluida. Os capítulos são curtos, o que só contribui para deixar a história ainda mais envolvente. Todos os elementos que a Raíssa colocou dentro da sua história se encaixam, em um momento ou outro, e fazem sentido dentro da trama. É como se cada acontecimento tivesse uma consequência, que pode ser enxergada algumas páginas a frente. Isso deixa o livro conciso e a narração incrivelmente surpreendente. Tudo se desenrola com muita rapidez, e a ação é constante no decorrer do enredo. Não existem pontas soltas na trama, tudo se encerra com o desfecho primoroso da autora à história.

Edward é um personagem bastante complexo. Ele se culpa constantemente pelo que aconteceu com sua noiva, e não raras vezes gostaria de se colocar no lugar de Amy. Ao mesmo tempo, não quer perder a única lembrança de seu pai, e por isso se esforça ao máximo pra trabalhar e manter a loja funcionando, independente do sofrimento sempre presente pela perda. O caráter do personagem nós conhecemos desde o início da narrativa: ele é completamente íntegro, caridoso e generoso ao extremo. Nachios é um homem admirável, que simplesmente não consegue superar as surpresas terríveis que a vida lhe reservou. E com o psicológico abalado do jeito que está não é de se admirar o seu encantamento pela boneca. Mas eu vou parar de falar por aqui, não quero soltar spoiler nenhum!

Tom é uma incógnita pra mim: eu não sei se o amo ou odeio. Ele é um criminoso internacional, e por causa desse detalhe, infelizmente ele é obrigado a trair a confiança de seu amigo Edward. E não, gente, isso não é um spoiler, porque fica claro desde o início da história, não há mistério nenhum quanto a isso. É claro que eu não acredito que nada justifique o que Tom fez com Edward, mas eu preciso admitir que ele realmente redimiu-se ao final do livro, e é por isso que eu fico tão em dúvida na hora de falar sobre ele, sobre seu caráter e merecimento de confiança.

A Sra. Willbert é uma velhinha (nem tão velhinha assim) adorável. Ela tem alguns pressentimentos que mais parecem visões, e ao final do livro conseguimos entender isso melhor. Confesso que senti uma certa empatia com a senhora desde que ela apareceu. O ar sábio e experiente que ela passa, e a paz em suas palavras é algo que não passa despercebido. Ela é a única pessoa que entende e está sempre ao lado do Edward em todas as ocasiões, incentivando-o a sair da fossa em que se encontra e abrindo seus olhos sobre o que acontece ao seu redor. Com certeza ela foi a personagem que eu mais gostei no livro!

Um ponto positivo, e muito no livro, foi o final. Ok, alguns segredos eu já tinha sacado antes mesmo de chegar à conclusão do livro, mas os elementos que a autora inseriu no desfecho foram incríveis! Eu não posso falar muita coisa, por medo de contar algo que vocês não poderiam saber antes da leitura, por isso eu só vou dizer: Raíssa foi esplêndida na organização e nos detalhes! Eu fiquei literalmente de boca aberta! Agora podem morrer de curiosidade rs


Quanto à diagramação, eu achei a capa muito bonita. Os detalhes combinam com a história, principalmente a imagem. As páginas são amareladas e sem muitos detalhes, a fonte é muito agradável à leitura. Não encontrei erros de português, e eu valorizo muito isso. Foi meu primeiro contato com a editora, e eu adorei a experiência, espero que venham muitas outras surpresas por aí.

É isso, galera! Espero que tenham curtido a resenha, e não esqueçam dos meus comentários! Até a próxima postagem! Beijos!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!