Resenha - Precisava de Você

Olá, pessoas lindas!

Tô aqui mais uma vez por conta da nossa parceria com a editora Belas Letras, e dessa vez eu realmente não sei como começar a falar desse livro pra vocês. Acho difícil comentar um livro do qual eu tanto gostei. Conheçam Precisava de Você, de Pedro Guerra, e comecem a entender porque ele me deixou tão apaixonada.

Precisava de Você
Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.








  • Título: Precisava de Você
  • Autor: Pedro Guerra
  • Editora: Belas Letras
  • Número de Páginas: 224
  • Skoob
  • Classificação: 


Resenha:

Em Precisava de Você, conhecemos Lola Tavares, uma garota de dezoito anos que foge de tudo que se relacione ao amor, com medo de machucar-se. Como o destino é uma das coisas mais imprevisíveis que pode existir, o mundo de Lola vira de cabeça para baixo desde que ela vê Gabriel Vegas pela primeira vez. A partir daí, a garota não se reconhece mais: ela sua frio ao ficar perto dele, suspira quando longe, seu pensamento se volta sempre para o garoto e o pior de tudo, elá sabe que está perdidamente apaixonada. Acompanhamos de perto toda a trajetória deste amor, desde seu início nada recíproco até seu fim trágico. A partir desses episódios, nos fica a pergunta: vale a pena se perder para se encontrar no amor?


Quando eu conheci a história desse livro, tive certeza que eu precisava lê-lo. Para quem não sabe, vou resumir para vocês: há algum tempo, a Belas Letras anunciou a publicação de um livro que teria sido deixado na portaria do prédio da editora, sem nome ou qualquer outro dado que indicasse seu autor. É lógico que isso despertou minha curiosidade, e quando a Tami me disse que a editora estava oferecendo um exemplar para resenha, não pensei duas vezes antes de solicitar o meu. E o que eu posso falar é que foi uma das melhores decisões que já tomei.

Existem livros que chegam de mansinho e acabam ocupando um lugar enorme no coração de cada leitor, e Precisava de Você é um desses exemplos. Eu comecei a leitura, e logo de cara já me identifiquei com a protagonista, que acabou se tornando praticamente uma das minhas melhores amigas literárias. Ela é divertida, intensa, irônica e muito criativa. Gabriel Vegas é um daqueles caras cobiçados por todas as garotas, mas que não é tudo isso, não. Depois de conhecê-lo melhor, percebemos que ele é bastante imaturo, muito infantil e que não tem consequência nenhuma de onde suas ações o levarão, ou o que causarão em outras pessoas. Sam e seu namorado Noel, os melhores amigos de Lola, são descontraídos, inteligentes, sarcásticos. Enquanto Sam é ácido em basicamente todos os seus comentários, Noel é o senhor da racionalidade, sem com os conselhos certos na hora certa. Ao final da leitura, posso dizer que acabei amando alguns personagens e detestando outros. Aliás, preciso dizer que esse livro tem a capacidade de despertar os sentimentos mais contraditórios no leitor: nós rimos, choramos, nos emocionamos, queremos entrar nas páginas e atacar alguns dos personagens, enquanto em outros momentos só queremos abraçá-los e dizer que ficará tudo bem.


A escrita do Pedro é algo de sensacional: ela é poética e simples ao mesmo tempo. Essa mistura só deixa a leitura ainda mais agradável e leve, e exatamente a leveza da história que transforma o livro numa obra genial e encantadora. No decorrer das páginas, acabamos nos envolvendo, e nos deixando tragar pelos sentimentos de Lola ali descritos. Torcemos pela garota, pela sua felicidade, e para que o desfecho da história seja ao menos aproveitável para ela. Ao mesmo tempo, conseguimos sentir todas sensações conflitantes pelas quais ela passa, e nos identificamos explicitamente com a trama. Afinal, quem nunca teve um Gabriel Vegas em sua vida, e achou que o amor realmente não valia a pena?

Precisava de Você é um livro intenso, e anormalmente permanente. É impossível ler o que está escrito ali, fechar suas páginas e simplesmente esquecer. Não vai acontecer. Você vai se ver dentro daquelas cenas, vai imaginar qual seria sua atitude, vai pensar por horas a fio em tudo que Lola fez de certo ou errado, vai ponderar sobre seus próprios conceitos e pensar definitivamente sobre esse sentimento divisor de águas que é o amor. O livro do Pedro é daqueles que todos precisariam ler, é uma preciosidade que nos ensina e nos educa, nos emociona e comove, nos desperta e nos surpreende.

Além de todos esses pontos lindos da história, as ilustrações que acompanham as páginas são magníficas. Junto com todo aquele conteúdo, o resultado não poderia ter sido outro: o livro é simplesmente marcante. A diagramação da editora foi pensada especialmente para aquela história, foi feita para aquele tipo de sentimento, e casou perfeitamente com o que estava escrito naquelas linhas. Tudo ficou delicado, como o amor. Tudo ficou simples, como o desabrochar dos sentimentos da Lola. Tudo ficou interessante, como a trama em si. Tudo ficou especial, como a história criada pelo Pedro.

Para terminar a resenha, que já se alongou demais, eu só queria reforçar que todos vocês tem a necessidade de ler esse livro. Vai ser impossível largar depois de começar a acompanhar a história de Lola e Gabriel, e você só vai conseguir fechar o livro depois de saber seu final. E você vai sofrer com o livro, vai amar com ele, vai chorar e sorrir, vai querer morrer, e logo depois vai aceitar a situação e dar a volta por cima. Você vai, acima de tudo, aprender que a pessoa mais importante a ser considerada, em toda e qualquer relação, é você mesmo. Aqui embaixo eu vou deixar a música que embala o livro para vocês, e que é completa e extremamente viciante!



Obrigada à editora por me dar a chance de conhecer essa história maravilhosa e inesquecível, e obrigada ao Pedro, por escrever essas palavras e me encher de esperança na vida, independente de todas as decepções que virão com ela. Espero que tenham curtido a postagem e a resenha, e que eu consiga ter feito vocês sentirem curiosidade pelo livro, porque ele merece suas leitura! Beijos, galera!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Ahhhhhhhh, então foi esse o livro deixado na portaria???
    Eu fiquei doida pra saber do que se tratava, e agora que sei, tô doida para ler esse livro!
    Imagino que ele seja de grande "utilidade pública" para todas as pessoas que já se decepcionaram com o amor
    Adorei a música e o vídeo <3 fofos!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy, menina, tu nem imagina a utilidade desse livro pra todas as pessoas, até mesmo para aquelas que estão super de bem com o seu amor, afinal, elas ficam sabendo o que não fazer rs
      Eu adorei a história do livro, e solicitei para leitura exatamente por isso. Te aconselho a ler também, tenho certeza que vai valer muito a pena!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu vi esse livro em uma prateleira em 2015, mas sempre fui priorizando outros pra ele antes. Em 2019 comprei e 2020 terminei. Além disso, acredito no universo e muitas coisas se encaixam na minha versão atual. Experiência louca, amei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!