Por que ter um blog?

Olá pessoal!
OBS: Pessoal, esta semana vou demorar a passar nos blogs, estou estudando para prova de legislação (se Deus quiser vou passar) e estou fazendo três horários para concluir a carga horária e aprender mais. Espero que me compreendam =D.
WWW
Nestes quase dois anos de blog, recebi muitos e-mails como: Como faço para ter um blog? Porque gosta de bloggar? Como conseguir seguidores? Como faço para atrair seguidores? Como conseguir parcerias? E tem várias outras perguntas.

Criei o blog em maio 2006, deixei ele parado, voltei com ele em 2010 e fazia posts de moda e beleza, mas eu sabia que tinha um erro, sim, estes assuntos não eram o meu foco e é por isso que eu parei e não gostava de fazer posts.
Depois eu virei somente leitora e seguidora, adora visitar e saber das novidades. Na época eu era uma leitora de poesia e queria começar com outros gêneros de livros e foi aí que procurei os sites, lia resenhas e me apaixonei pelo mundo desses diversos gêneros de livros, já li de "tudo" rs.
Em 2012 eu finalmente concretizei, mesmo assim, como podem ver, meu blog gosta de falar de tudo um pouco, assim como gosto de tudo um pouco, mas desta vez eu acertei, talvez deva agradecer ao Bookeando que foi o primeiro blog que li uma resenha, ao blog da Leitora viciada e a dona do blog, um amor de pessoa...

Por isso estou com este post hoje, para vocês não cometerem o mesmo erro que eu, acertar e continuar, ficar na blogosfera por longos anos.

1- Escolha do nome: Antes de criar qualquer blog, escolha o nome para ele, mas atenção, pergunte a si mesmo que público-alvo deseja ok? Como disse, eu coloquei De tudo um pouco, para falar um pouco de tudo.

2- Layout: Quando visita um blog, o que vê primeiro? Sim, estou falando daquela imagem fofinha, o banner, mas não preste atenção só nisso, o layout por inteiro é importante, quanto mais coisas colocar, mais carregado ele vai ficar e terá perigo de perder um leitor porque ele ficou impaciente de esperar.
Retire as coisas que não use ou que para você não tem grande utilidade, os favicons é um dos que demoram demais, coisas na barra lateral e os posts grandes, por isso eu agora utilizo o leia mais, ajuda e posso mostrar mais posts.
Nunca esqueça de deixar o local de comentários abaixo do post, o leitor lerá e assim pode comentar, mas ter que subir para isso pode deixar de ter um comentário, até mesmo um elogio.

3- Aposte no que você se sai melhor: Se você faz posts com ótimas ideias, ótimo, tem gente que se sai nos vídeos e outros tiram fotos que são demais. Lembrem-se, conquiste o leitor da sua forma, não copie outro, seja você mesmo. Utilize sempre alguma imagem, vídeo, gifs (mas cuidado com ele para não sobrecarregar o blog) para deixar o post dinâmico. 
Utilize também o título ao seu favor.

4- Agora que sabe disso, como atrair seguidores?
As redes sociais são uma ótima pedida, crie twitter, fanpage, g+, e para mim o que mais aumentou foi o skoob, até hoje recebo convites de blogs e adoro conhecer novos cantinhos.
Além das redes sociais, passam nos blogs, comentem, mas não coloquem estou seguindo, siga de volta, têm muitos blogs que não gostam disso e pode apostar, muitos vão até mesmo excluir seu comentário. Leiam o post, faça o comentário descente e coloque o link de seu blog, veja o tutorial bacana AQUI e sobre o Segue que sigo de volta AQUI.

5- Sobre a escrita: Pois é, eu cometia e ainda cometo erros, costumo fazer posts a noite e mesmo que seja rascunho ainda erro bastante.
Não use gírias, esqueça do VC, PQ, dentre outros que são muito utilizados no facebook. Um post bem escrito é bem bonito e atraente.
Já tive leitores que deram uma palavrinha comigo pelo e-mail e fanpage sobre os erros.
Escreve e clique em VISUALIZAR, leia e veja se errou algo... De vez em quando até mando o post de visualização para alguns amigos.

6- Organização: Coloque em uma agenda sua postagens, faça e programe, fazer vários posts com o mesmo "tema" por exemplo, deixa monótono, mesmo que seu blog fale só de um assunto, tente variar, mas não saia do foco.

7- Atualize: Se você criou o blog, tenha responsabilidade, se não der nenhum aviso para os leitores do seu paradeiro, vai desapontar muitos leitores.

8- Utilize o post a seu favor: O jeito prático de chamar seus leitores é colocando as postagens mais recentes, as postagens mais populares ou o que tenho aqui no blog: Você poderá gostar também de: (farei o tutorial dele também), por fim, faça como eu fiz neste post, coloque links de outros posts seus.


Se você tem um blog literário, eu conheço dois blog com dicas ótimas de como escrever um resenha: AQUI e AQUI.


Por fim, por que ter um blog literário?
Eu amo desafios, meu tempo é curto, mas eu tenho o blog para me ocupar.
O blog é o cantinho meu, meu diário, um pouco do eu.
O blog é uma comunidade, onde a maioria ajudam uns aos outros, onde conheço pessoas longe ou perto, onde você pode ter certeza que fará amizades.
O blog é um dos locais que ajudo as pessoas, onde divulgo, onde sei quem sou lá no fundo.
O blog não tem chefe e não tem horário para trabalhar.
Mas preste atenção, seja responsável, a partir do momento que cria o blog, ele é seu, mas estará compartilhando com várias pessoas.

Por hoje é só pessoal, beijos da Thá.
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Olá, acho que nunca passei por aqui mas te sigo faz um tempo. Enfim, adorei o post, criei meu blog a pouco tempo e tenho muito o que aprender ainda e essas dicas me ajudaram DEMAIS.

    Eu realmente amo escrever, apesar de achar que preciso melhorar muitas coisas eu percebo que é isso que eu gosto de fazer e quando você faz algo que gosta o resultado sai muito melhor ^^
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tha, muito bom seu post. Adorei as dicas. O meu blog ainda é recente e só recentemente ele tem sido mais acessado, mas estou gostando bastante. Já tive outro blog há muito tempo atrás, mas era basicamente sobre mim.

    Acho super importante escrever sobre aquilo que gosta, e escrever direito e de forma de desperte a curiosidade do leitor, e também gosto muito de acompanhar os outros blogs. Acho muito legal essa troca.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho meu blog há anos e cometia tantos erros no começo em relação ao layout e aos assuntos abordados que cheguei a excluir vários posts. Acredito que quem faz um blog hoje pode facilmente procurar dicas como essas e não cometer os mesmos erros que nós, não é mesmo? hahaha

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É como você falou, aliais, escreveu e gente tem que deixa o blog com nossa personalidade não importa qual assunto do blog ser resenha, tutoriais, moda ou variedades a questão a diferença faz muito diferença quando queremos conquista algo com nosso esforço

    b-maluco.tk

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamires :)

    Seu post ficou muito bom, as dicas realmente são válidas.

    Ter um blog não é tarefa fácil e, por muitas vezes, chega a ser árdua, mas no final, tudo vale a pena. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina como vc caprichou no blog, ta lindo mesmo, sabe q amo essa cor né...
    Aiiii só perde pro meu... ops foi quem mesmo que fez????

    kkkkk amei
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Thá.
    Adorei o post, dicas muito úteis!
    Olha, acho horrível blogueira que escreve usando gírias, acredite que tem! Paro até de visitar o blog. Podem falar o que for, mas o skoob também me ajudou - e ajuda- muito com a divulgação do blog. Mesmo tendo gente que fica criticando e etc.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor.
    Nossa... Não sabia que tinha criado o blog em 2006.
    Como você sabe, eu criei em outra plataformaa o Letras da Nana e depois que migrei para cá. Graças as suas dicas.
    Esse post foi ótimo!!!
    Bons estudos para ti essa semana.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Ah muito bacana a ideia da postagem.
    Super concordo com os tópicos, do layout principalmente. Pessoal pensa que simplicidade não atrai, mas é o que povo mais gosta. Eu demorei MUITO pra aprender isso!

    O seu está lindo, acho que não tinha visto a mudança ainda. Adorei.

    Boa sorte na prova!

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Olá Tamires. Como vai?

    Amei seu blog. Estava pesquisando no google, algo que me ajudasse com formulário para sorteio e achei um tutorial perfeito aqui no blog. Muito obrigada.
    Amei seu cantinho tem muita coisa interessante.
    Meu blog ainda vai fazer um ano, mas nossa eu amo escrever nele, virou um vício, acho ótima a blogosfera onde podemos conhecer pessoas que compartilham do mesmo amor que o nosso, no meu caso livros.

    Beijosssss Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a postagem e suas dicas. Elas são excelentes para quem está começando.
    Porém, acho que a dica mais importante foi sobre as abreviações. Ninguém gosta de ler um texto redigido porcamente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tha! Amei as dicas! Pena não ter visto algo do tipo antes de criar o meu blog! ;p
    O post está ótimo! Uma ótima pedida para os quem estão planejando! Parabéns, THA!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas dicas, tenho um blog há quase um ano e no começo escrevia várias coisas nele, agora está meio parado, mas voltarei a postar lá. Suas dicas foram muito importantes.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thamires,
    Ótimas dicas que você deu. As vezes eu fico meio frustrada com o meu blog, por não ter tantos seguidores nem comentários. Mas quando fico assim, sempre lembro de porquê eu o criei. Era para ser um espaço meu... então continuo escrevendo, fazendo as coisas do meu jeito e creio que com o tempo os comentários e seguidores virão naturalmente. é muito chato ver uma pessoa criar um blog e sair desesperado atrás de seguidores, só pelo número.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!