Redução da maioridade penal: Contra ou a favor?

Olá pessoal!
                   
Hoje venho com meu primeiro post de Debate com a Thá, eu estava pensando em falar de política primeiro, mas achei que ia ser bastante discutido aqui, principalmente porque acho os dois horríveis, porém, tive um deles como governador de meu estado e odiei, tenho vários motivos para isso e não, não votarei e nem darei chance para uma merd* como este governar um país, já que foi ruim governando um estado...

Não vou falar de política, mas vamos falar de mortes, calma, não vai ser ruim, o que eu quero hoje é saber da opinião de vocês, simples assim.

É triste ligar a TV para ver um jornal e saber que fulano matou outro porque devia, uma amiga matou outra porque não devolvia as roupas emprestadas, padrasto matou porque gostava dela e não queria ver com outro, filho matou pai porque queria a herança...

Mundo absurdo, imbecil, mas nasci nesta época e nem quero imaginar o futuro, ninguém sairá nem na equina por medo de morrer.

Grande número de roubos e até mortes é feito por menores, então, a diminuição maioridade penal seria o certo? O que acham?

Como é um debate, vou expor minha opinião: Eu concordo e discordo.

                                       

Concordo porque seria menos para roubar alguém, menos para assassinar, porque as vezes da raiva de ver uma notícia e saber que não acontecerá nada, ficará alguns anos (se é que é cumprido), mas sairá e fará tudo novamente. Pior ainda é saber que o governo passa a mão na cabeça.

Discordo por diversos motivos. O menor ainda está em construção de caráter, se a família souber orientar corretamente, ter e saber suas escolhas e principalmente, saber que terá que sofrer as consequências de acordo com as mesmas, teremos pessoas melhores, o que não acontece no Brasil.
Acho que se forem trancados, sem terem uma vida na sociedade, sem dar chances, perder parte de sua adolescência, serão mais propenso a tomar o "rumo" para a "bandidagem".

Acho que cabe ao país, aos pais e a sociedade "transformar". O que eu venho percebendo é que hoje muitos não ligam para o futuro, e quem são? As crianças!

Acha que é fácil delas lhe darem com coisas da vida em certa idade? Não passei por muitas coisas, mas tenho familiares que sim, sei que é triste ver os pais brigando, ver que áquilo tudo tomou o rumo para separação, mais difícil ainda é saber que irá ficar com um deles e não com os dois.
Uma criança não deveria "apanhar" (depois falamos da lei da palmada), não estou falando de coisa boba, estou falando de realmente levar uma "surra", ai está o erro de grande parte delas entrar para o mundo da violência por exemplo.
Deveriam receber mais atenção, mais carinho, o que mais vemos hoje são adolescentes grávidas que mal sabem cuidar de uma boneca... Uma criança é um ser vivo e não um brinquedo.

Enfim, tenho milhares de motivos para reduzir e não reduzir, então seria a favor ou contra? Eu seria a favor de uma base melhor, pois tudo que eu e você que está lendo este post somos, é graças ao que recebemos do berço. Se não é desde pequeno, aprenderá da pior forma, com a vida.

E vocês? Quero saber suas opiniões!

PS: Pode até comentar anônimo caso não queira se expor dependendo da opinião (somente nos posts do Debate com a Thá), mas não faça comentários ofensivos, pois o mesmo será excluído.

Beijos e até mais.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Acho que antes de pensar em diminuir a maioridade penal, deveriam dar um ensino de qualidade, acabar com a fome, com o desemprego, melhorar a condição de vida... Tem tanta coisa que precisa ser feita! Não duvido nada que ao menos com as coisas básicas, evitaríamos de ter tantos jovens matando, roubando e afins.
    Beijos linda!
    My Little World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei e expressão de sua opinião, muito obrigada Joice e acredito que o país seria bem melhor com pessoas que pensassem assim =D

      Excluir
  2. Boa tarde querida Tamires..
    é um assunto delicado.. e mal administrado..
    geralmente o bandido pode tudo e não tá nem ai pra idade..
    começa errado pelas condições sociais onde são incutidos a fazer isso..
    a educação esta mediocre até com quem tem dinheiro para escola particular.. pois vão mais pra fumar maconha e trepar no banheiro do que estudar..
    imagina aqueles de baixa renda..
    o sistema tá fálido faz tempo..
    e o governo quer mais que todo mundo se dane.. pois só precisam do voto..
    e como eu sei que meu voto não significa nada.. aperto sempre 000 e confirmo..
    beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, sim é uma grande pena..
      Sobre o 000 não faça isso, pense que pode ajudar o Brasil escolhendo o menos pior pois seu voto faz diferença e agora tanto o 000 como nulo também vale para quem está ganhado, então, está votando sem querer, seria como um tanto faz.
      Obrigada pela opinião amigo (=

      Excluir
  3. Oii Thá ^^
    Eu concordo com o que você disse, e também com a matéria do outro site. Não adianta colocar todo mundo na prisão por alguns meses/anos, e quando saírem, fazerem a mesma coisa novamente. É necessário cortar o mal pela raiz, todos têm direito à educação e um trabalho digno, disso ninguém pode discordar, mas sei como o país é desigual. O governo deveria super investir em educação, principalmente nos lugares mais pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dry, realmente não tem como melhorar algo sem cortar o grande, ou os grandes mal pela raiz. Obrigada pela sua opinião.

      Excluir
  4. Aécio Neves foi péssimo como governador aí de Minhas, imagine só como presidente do Brasil. Mas enfim, com relação a redução da maioridade penal eu super concordo! Tem muito jovem fazendo coisa errada só pq não vai ter punição.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      kkk pois é, fico triste com alguns brasileiros maria vai com as outras e egoísta, pior, não vê que ele é da elite e não do povo, ferrou com MG e se ganhar vai ferrar com o Brasil também e sobre o que falou da educação daqui, é boa sim, mas é porque temos bons professores que lutam com o salário baixo, mas da aulas por amor.
      Obrigada pela opinião =D

      Excluir
  5. Oii,


    Concordo quando fala que as crianças são futuro, acho que sim, a maioridade penal deve ser reduzida, até concordo com seu ponto de vista, mas hoje quando um menor faz crime ele sabe que não vai pagar por isso, muitos até são usados por chefes pela facilidade de se livrar. Acho que todos devem assumir as consequencias de seus atos e se um menor rouba ou mata ele querendo ou sabe muito bem o que tá fazendo. Deveria pensar na familia dele e na da vitima antes.
    Acho que a maioridade deve ser reduzida e a educação deve ser melhor, condições para um futuro emprego melhor (nada de dinheiro, condições... Sou contra dar dinheiro, acho mais valido dar condições de trabalho e educação)...

    Enfim, gostei muuuito desse topico :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo seu ótimo ponto de vista, sim, concordo que se eles cometem crimes é porque sabe o que está fazendo e deve pagar pelos atos, mas acho um tema que deveria ser repensado melhor, se colocar para 16, os de 13 e 14 irão comandar e daí, daqui a pouco irá para 6 ou 5 anos...

      Obrigada!

      Excluir
  6. Sei lá...esse tema é bem polêmico. Mas eu sou a favor...eles já cometem os crimes com o pensamento que não irá acontecer nada. E muitas vezes maiores cometem crimes e colocam nas costas de menores para se livrarem da culpa. Agora...acredito que a educação e a chave de tudo, inclusive de um país melhor. Só que a maioria não está nem ai para isso.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma.
      Concordo, a educação é a chave, mas muitas coisas devem ser olhadas e ninguém não esta nem ai sem que seja o dinheiro. Obrigada pela opinião.

      Excluir
  7. Se os pais passassem a educar de verdade os seus filhos e os impedissem de seguir esse caminho, não seria necessária a redução da maioridade penal...
    Eu concordo com você! Criança é um ser vivo que precisa receber muito carinho e instrução!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pela opinião flor, pelo seu ponto de vista =D

      Excluir
  8. Tááá, adorei esse post... quero vários desses "debate com a Thá"

    Bom minha opinião é a seguinte... sou a favor de uma educação melhor para começar, uma educação que mostre que as pessoas tem chances SIM se estudarem, se tiverem uma profissão. Isso faz com que crianças tenham perspectivas. Mas hoje acredito que deve ter redução SIM, e deve haver punição para pais de crianças (muito pequenas), pois aqui em São Paulo é ridículo o tanto de criança que já é bandido, eles não andam com arma de fogo, mas colocam um canivete no seu pescoço se precisar, e eu tô falando de crianças com 13 anos de idade, não 16 ou 17... Meninas de menos de 15 (certeza) tentaram me assaltar uma vez, e elas tinham cara de maldade, elas me encararam como se fossem me bater, eu dei de loka e sai gritando, elas se assustaram, mas elas não tinham mais jeito...as coisas que elas já devem ter passado e já devem ter visto tiraram todas as perspectivas dela...se não tiver punição elas não tem nada a perder, sabe? Então minha opinião é sim... tem que reduzir a maioridade penal... urgente, e depois implorar para os políticos melhorarem a educação neste país!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju.
      Entendo sua posição, é bem difícil mesmo e não sei dizer, poxa, deve ter ficado bem assustada e é por isso que ainda tenho medo... Mas ainda tenho esperanças de um país melhor =D.

      Excluir
  9. Bom, sim acho necessário, infelizmente, a redução da Maioridade Penal.
    Concordo que o país deve investir na educação, pois ela é a chave de TUDO para o bom futuro da nação, pois constrói caráter, responsabilidades e mais. Porém, pense em todos os jovens que já estão na vida de crimes, ou que abandonam os estudos por opção... eles devem ser punidos sim. Afinal, quem tem noção do que é tirar uma vida, ou possuir o que não é seu, tem total consciência do que é certo e errado, do que é punível por lei, ou não!
    Mesmo em construção de identidade, todo o adolescente já tem consciência do que é certo ou errado. Quando não é ensinado pela família, é pela escola, ou pela televisão, através de desenhos educativos infantis, ou através da religião, enfim, a criança, em seu crescimento, aprende o que se pode ou não pode fazer, não importa a fonte. Nenhuma criança é totalmente alienada.
    Eu concordo, com aquela dorzinha no meu coração, por saber que em circunstâncias desesperadoras para a criminalidade no Brasil, a redução é necessária sim.
    My Girly and Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor!
      Agradeço muito por expressar sua opinião e amei, te entendo e me ajuda a olhar com outros olhos o futuro e se estou totalmente certa... Verdade, mas ainda muitas coisas devem ser melhoras e sempre se começa de baixo.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Tha, sou igual você, a favor e contra. A favor pois acho que ajudaria e muito esse negócio de roubos, assassinatos e outras atrocidades a mais. Sou contra pois se reduzirem a maioridade para 16 por exemplo, os de 14 irão começar os crimes e assim vai indo.
    Se o Brasil fosse um país com uma justiça rígida e que funcionasse, com certeza não aconteceria essas coisas terríveis que tanto acontecem hoje em dia.
    Beijos - lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia.
      Agradeço e fico feliz de uma ter lado de duas opiniões kkk, sempre olho todos os lados de um dado... Obrigada e concordo, sempre terá um menor.

      Excluir
  11. Eu sou contra, e por vários motivos e vários motivos.
    Normalmente quem é a favor diz que é porque os jovens cometem crimes e ficam impunes. Oras, que bom que a gente vive em um país que qualquer um maior de 18 anos que comete crime paga de acordo com o devido não é? O problema dos criminosos não é a sua idade, e sim saber que nada vai acontecer. E mais: se diminuir para 16, os criminosos vão "contratar" os de 15, 14... e por aí vai.
    Se fossem discutir a redução da maioridade em si, então é outra história. Não acho "certo" uma pessoa de 16 anos pagar pelos seus crimes como um adulto se o Estado ainda não a vê assim. Quer que ela pague como um adulto? Então permita que ela seja um adulto: dirija, tenha obrigação de votar, possa beber...

    Enquanto não acabar com a impunidade no país para qualquer crime, não adianta discutir maioridade penal. Vai ser só mais gente que comete crime e fica solta.

    Afinal, quem contrata os jovens normalmente são aqueles que deveriam estar na cadeia né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xará =D
      Concordo, kkk eu era rebelde e meu pai me disse isso, se quer ser maior, dirija, pague pelos seus atos, faça tudo.
      Beijos e obrigada!

      Excluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!