Interação literária na escola

Olá pessoal, como vão vocês?

Hoje tenho uma postagem para lá de especial, tive o prazer de ser a primeira do projeto Interação literária na escola na E.E Dom Silvério onde discutimos mais sobre livros, a importância de se ler, os atuais leitores e diversas coisas bem legais, venham conferir!

Adoraria agradecer primeiramente à professora Ana Márcia por ceder os seus preciosos horários para passar tantas ideias bacanas para turma. Gostaria de agradecer também a editora Novo Conceito que respondeu com muito carinho cada mensagem e cedeu os livros: Simplesmente Ana e Os adoráveis para sorteio e gostaria de agradecer meu amigo Sérgio Rodrigues que foi o fotógrafo do dia, rs.

Olha só o tamanho da platéia?!
Eu pensei que ficaria muito nervosa, apresentei sozinha apesar da professora falar de vez em quando para encaminhar o restante do debate. Os alunos graças a Deus ficaram bastante interessados e consegui a atenção e curiosidade de cada um até o fim.

Discutimos sobre grandes importâncias da leitura, falei sobre as escritas usadas hoje e também o analfabetismo funcional. Como trabalhei com alunos da terceira série do ensino médio da E.E Dom Silvério, eu sempre jogava perguntas para trabalhar a crítica, para serem instigados a caírem no "mundo real" das letras/leituras de hoje.


Em um dos slides, por exemplo, coloquei uma tatuagem escrita errada, ficaram chocados. Mostrei a eles os dados da média que um brasileiro lê por ano e também as várias desculpas do porque não ler ou comprar um livro.

Falando de "MODINHA".
Para ficar descontraído, eu falei dos livros que viraram "MODINHA", deste assunto muitos participaram. Em seguida eu mostrei os diversos tipos de leitores e o quão importante é a leitura em nossas vidas, além disso eu citei vários gêneros literários e hoje, depois de um mês, vi resultado significativo de leitores na turma.

Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, foi maravilhoso ver os olhinhos brilharem e muitos ficarem malucos por seus números saírem no sorteio dos livros.

Cedi os livros Marcas na parede e Castelos de cartas além de muitos marcadores (que foram distribuídos para turma). Fiquei bem empolgada e feliz!

A turminha dos sorteados dando um X com companhia minha e da professora.

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso." - Fernando Pessoa.
Foi um grande outubro e também inesquecível... O que acharam do projeto?
Beijos!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Nossa, sua iniciativa foi ótima! Estamos pensando em fazer algo parecido na minha turma na faculdade! É uma boa ideia porque assim, mais gente se interessa pela leitura! Parabéns pelo projeto *-* ♥
    My Little World

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Tamires. Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso. Isso mostra que a cada vez mais você está crescendo, fico feliz por isso.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo. Adorei o projeto e a iniciativa. Sucesso <3
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 100 seguidores

    ResponderExcluir
  4. Tamires muito bacana sua iniciativa de falar sobre os livros na escola. Acho que vc poderia até combinar com alguns autores nacionais para dar palestras e até sortear ou ceder livros na escola. Seria muito legal não só pra vc e a escola, mas para os autores também que estariam divulgando o seu trabalho. Pensa nisso, porque o primeiro passo vc já deu.

    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida Tamires..
    vendo-te ai na frente apresentando me fez voltar para 2006 quando fui convidado a palestrar sobre meu primeiro livro..
    quase tive um troço srrs
    eu na frente de crianças de uma escola e professores..
    a garganta secou eu tremia rsrs
    mas no fim consegui falar por mais de 1 hora e meia rss mas só peguei no tranco.. parabens.. fico feliz por vc.. bjs meus e até sempre

    ResponderExcluir
  6. Ótima iniciativa Tamires, parabéns.
    É bom levar mais desse mundo literário e mostrar de perto o mundo maravilhoso que tem pra conhecer através das páginas de um livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Que iniciativa incrível!! Adorei saber de tudo isso e ainda por cima por você estar disseminando o amor dos leitores com seus amados livros. Quanto mais pessoas souberem o quanto é bom se transportar para diferentes mundos através da leitura melhor!

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Thamires, tudo bem? Parabéns pela iniciativa, gostei muito! É sempre válido incentivar a leitura. Show...adorei os temas abordados.
    P.s.: Não esqueci da sua entrevista , não!
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Que projeto mais lindo adorei a ideia espalhe mais a leitura mesmo que vale muito a pena com toda certeza.

    Parabéns pela iniciativa!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!