Resenha - Círculo

Olá, leitores, queridos!

Hoje o post é um pouco diferente do que vocês estão acostumados quando me veem por aqui. Desta vez, vim trazer a resenha de um livro completamente sombrio e aterrorizante, que eu estava doida para ler há algum tempo. Conheçam Círculo, de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren.

Círculo
Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.


Título: Círculo
Autor: Mats Strandberg - Sara Bergmark Elfgren
Número de páginas: 416
Skoob
Classificação: 

Resenha:


Minoo, Rebecka, Vanessa, Linnéa, Anna-Karin e Ida não poderiam ser mais diferentes. Suas personalidades são praticamente opostas, e ninguém jamais imaginaria que elas precisariam uma da outra um dia. Até que um assassinato com circunstâncias misteriosas aconteceu na escola onde as garotas estudavam, e uma lua vermelho sangue surgiu no céu, levando-as até um antigo parque de diversões sem nem ao menos perceberem. Lá, elas descobriram que eram As Escolhidas, para enfrentar um mal que se abateria sobre o mundo. Mas para essa batalha, elas deveriam ser capazes de confiar uma na outra, e de conviver civilizadamente. Aos poucos elas vão descobrindo detalhes sobre essa missão, ao mesmo tempo em que começam a surgir os primeiros poderes para ajudar. Sua tarefa inicial era encontrar o assassino de Elias, o sétimo escolhido, e, acima de tudo, tentar fugir do mesmo destino do garoto e impedir que a profecia anunciando o fim do mundo venha a se realizar. Mas será que as meninas conseguirão deixar de lado todas as suas diferenças, em favor de uma escolha que elas nem ao menos tiveram?



Círculo era um livro desejado por mim há bastante tempo. Primeiro volume de uma série, ele nos traz a história das seis garotas unidas por uma única causa estranha e assustadoramente aterrorizante. A sinopse do livro sempre me chamou atenção, e quando eu finalmente consegui o meu exemplar, me joguei de cabeça na leitura. Posso dizer que não me arrependo disso, mas, ao mesmo tempo, as minhas expectativas não foram completamente atendidas. Vou explicar o porquê.

O livro foi escrito em conjunto por dois autores, o que por si só já me deixa com um pé atrás. Felizmente, neste caso, esse não foi um grande problema. As escritas dos autores combinavam perfeitamente, e apesar de não saber como se deu a dinâmica da escrita, o livro parece ter saído das ideias de uma só pessoa. A trama é consistente e envolvente, cheia de mistérios a serem desvendados, o que se torna muito atraente no meu ponto de vista. Os elementos que os autores utilizaram foram bastante originais, e eu realmente fui convencida pelo enredo, muito bem construído. Cada aspecto da história foi elbaorado cuidadosamente, e cada detalhe tem seu momento certo para ser descoberto. Esse fato te prende de uma maneira irreversível no livro, e, para mim, foi o mais interessante da leitura.

As protagonistas foram bem caracterizadas a meu ver. Minoo é uma menina muito inteligente, mas bastante solitária. Ela não se sente parte de nenhum grupo, e se isola completamente de tudo ao seu redor. Sente-se deslocada e diferente de todos ao seu redor e faz o máximo que pode para não ser notada. Nesse quesito, Anna- Karin e Minoo são bastante parecidas. As duas não medem esforços para serem invisíveis aos olhos de todos. A diferença é que Anna-Karin foi alvo de piadas e brincadeiras pesadas desde pequena, devido aos seus modos e a sua aparência. Isso fez com que a garota, apesar de desejar ardentemente ser aceita e respeitada, se afastasse de qualquer convívio que pudesse ter. 


Vanessa é a tão famosa popular. Na escola, ela e suas amigas são o centro das atenções. Bonita, espontânea e sem papas na língua, Vanessa esconde de todos os seus problemas com o padrasto em casa. Sua mãe é omissa e quase nunca se coloca ao lado da filha, o que a deixa a mercê dos caprichos e vontades de Nick, marido de sua mãe. Vanessa odeia essa situação, e se afoga em festas, bebidas e sexo para esquecer as desavenças. Linnéa é a garota com mais personalidade entre as seis. Ela era melhor amiga de Elias, e sofreu muito quando o garoto partiu. Independente, mora sozinha e não liga nem um pouco para a opinião dos outros sobre si mesma. Veste-se de uma maneira inusitada, e isso acaba chamando atenção para ela. A garota é revoltada e tem muitos problemas com o pai, alcóolatra. Ida é a garota repulsiva e sem sentimentos da qual todos fingem gostar, mas que, no fundo, a maioria detesta. Convencida e superficial, a garota está acostumada a ter tudo o que quer, na hora em que deseja, e suas próprias amigas a temem. Rebecka é a mais sensata entre todas as garotas. Sua vida é praticamente perfeita: seus pais a adoram, seus irmãos se inspiram nela, e seu namorado a ama acima de tudo. Ela é justa, divertida e sincera, sempre pensando nos outros. Mas em seu íntimo, Rebecka carrega um grande segredo que a atormenta e impede de ser completamente feliz: ela sofre de uma distúrbio alimentar grave. Rebecka não confessa a ninguém seus temores, e isso a torna um tanto introspectiva aos olhos dos outros que não convivem com a menina.

Os personagens secundários também não deixam a desejar. Gustaf é o namorado de Rebecka, e não como não admirar a atenção e carinho que dá a garota. Está sempre por perto, e praticamente a idolatra. De bom caráter, o garoto é justo e não tem medo de dizer o que pensa. Apesar de fazer parte do time dos populares na escola, não é nem um pouco esnobe e sempre tenta fazer as coisas do jeito certo para todos. Max é o professor da escola, por quem Minoo é perdidamente apaixonada. Ele é doce e inteligente, mas esconde muitos segredos por trás de sua aparência de bom moço. A diretora é uma mulher segura de si, apesar de todas as críticas que sofre. Firme e decidida, ela está sempre em busca do melhor a fazer.


Existe apenas um detalhe que me fez classificar o livro com quatro estrelas e me decepcionar um pouco com a leitura: as muitas explicações. Ok, eu entendo que os autores criaram todo um universo, e que precisavam deixar os leitores a par de todos os detalhes desse mundo novo. Mas eu sou uma leitora de ação, e sempre procuro isso nos livros. Muitas explicações acabam tornando a leitura cansativa e até um pouco monótona. Acho que é difícil equilibrar ambas as coisas (os detalhes e a ação), e talvez eu seja até um pouco exigente demais, mas acontece que tudo demorou muito tempo para acontecer dentro do livro. Os autores deram muita atenção aos dramas particulares das meninas, e isso acabou deixando um pouco de lado o foco em sua missão e seus dons. A partir da metade do livro, tudo se normalizou, e os autores retomaram a aventura da narrativa. Foi aí que eu comecei a me interessar de verdade pela narrativa, e me vi presa a história a ponto de não conseguir largar o livro.


A diagramação está muito caprichada, e a editora está realmente de parabéns. A capa é fosca, e suave ao toque, além de muito detalhada, o que só demonstra o cuidado da editora com o livro. A fonte é agradável para leitura, e a organização do livro é clara e concisa. Não encontrei erros de revisão, e eu sempre levo isso muito em conta na hora de classificar o trabalho de edição.

No geral, a leitura foi proveitosa. O livro não correspondeu totalmente às minhas expectativas, mas isso não faz com que eu deixe de recomendá-lo a vocês, leitores queridos. A história é muito interessante, os elementos usados pelos autores deram uma vida a mais ao livro, e eu realmente gostei do desfecho que história tomou, apesar de já tê-lo previsto antes do fim do livro. Creio que quem curte histórias um tanto sobrenaturais, cheias de enigmas para serem desvendados, a leitura vai ser gostosa e fluir rapidamente.


Me despeço de vocês por aqui, e espero que tenham gostado da resenha! Até a próxima postagem! Beijos!

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oii Tha, lembra de mim? *-*
    Antes de tudo desculpa pelo sumiço, ativei o blog novamente e dessa vez vou me dedicar pra valer rs

    Uma amiga minha esta lendo esse livro e achei a capa incrível e ela disse que a historia sensacional, depois de ler a resenha fiquei com mais vontade de saber tudo sobre ele. Assim que ela terminar, com certeza irei pedir emprestado *-*
    Parabéns Pati pela resenha :*

    → http://shy-confident.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Bem-vinda de volta hahaha Te desejo toda a sorte do mundo com seu blog! Quanto ao livro, a capa é maravilhosa mesmo, ainda mais quando temos o livro em mãos, que dá pra sentir a textura. E as páginas seguem com o mesmo capricho. Vale a pena pedir emprestado a sua amiga mesmo hahaha
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Pati. Tudo bem?

    As poucas resenhas que já li desse livro o elogiam, mas moderadamente. Ter, eu até tenho vontade de ler, mas não sou um grande adepto do gênero, por isso, fico com o pé atrás. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que desde que vi a capa maravilhosa do livro fiquei interessada nele, Gabriel, e como sou muito chegada ao gênero, não pensei duas vezes antes de procurar o livro. Ele é realmente muito bom, apesar de não chegar as cinco estrelas. A história é bem desenvolvida, de repente seria uma ótima forma de começar no gênero rs
      Beijo!

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Livros com muitas explicações são mesmo um pouco cansativos, mas confesso que tenho muita curiosidade de ler esse livro, parece ser mesmo muito bom. Gosto da capa dele :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh!
      O livro é mesmo um pouco monótono em algumas partes, mas no geral é um título bem gostoso de ser lido, e as explicações em demasia são compreensíveis. A capa é realmente um arraso!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo joia?
    Adorei a resenha, fiquei encantada pela capa, não costumo ler com frequência o gênero, mas fiquei bem curiosa em relação a esse livro, achei bem bacana ser dois escritores.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem comigo, espero que tudo esteja tranquilo aí também rs
      A capa é realmente apaixonante, Joice, e o livro ainda tem um mapa da cidade onde a trama se passa no lado de dentro da capa e contracapa, a diagramação está caprichadíssima. A história em si é bem elaborada e desenvolvida, acho que tu vai curtir a leitura!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!