Resenha - EU, ROBÔ

Olá pessoal!

Vou apresentar a resenha de um gênero bem diferente, espero que curtam tecnologia, principalmente, sobre robôs.

Eu, Robô
'Eu, robô' reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres 'Três Leis da Robótica' - os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.






Resenha:
Quando minha professora do curso de automação falou do livro, fiquei bem interessada, a grande surpresa que tive foi que a editora me enviou um pacote com exemplar e mimos do livro, finalmente havia chegado a hora de conhecer mais das máquinas, mas calma! Não são simplesmente máquinas...

O livro foi originalmente publicado em 1950, a nova edição teve uma ótima tradução, não encontrei erros, os capítulos são curtos e tudo é muito bem trabalhado, confortável para sua leitura.

O que me fez ler cada conto foi o pensamento de que o livro foi escrito por alguém de anos atrás e publicado também, a anos atrás, fiquei imaginando como devia ter soado assustador para alguns e ao mesmo tempo, encantador para outros.

O livro é composto por contos da doutora e robopsicóloga, Susan. Ela conta sobre todos os robôs, os avanços, desenvolvimentos, falhas, o futuro!

Somos transportados para o robô babá, o de pesquisa, o que lia mentes, os que eram alterados, os que pensavam, sabiam da razão até chegarmos ao fim do desenvolvimento deles (será?).

Deu para perceber que a doutora era amante das máquinas, como era... Imaginei que o Issac utilizou ela para transpor tudo de mais belo que imaginava do universo da robótica, porque um livro tão bem escrito e detalhado, foi muito bem feito por alguém que amasse todo este universo.

"- Então se lembra de um mundo sem robôs. Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo; criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotados a ele. A humanidade não está mais sozinha[...]." Pág 15.

O autor mostra o medo da sociedade, a rejeição e aceitação das máquinas e ao mesmo tempo, mostra que não é mais capaz de viver sem elas. Também deparamos com as três leis da robótica (que acho incrível por sinal, e no curso trabalhamos em cima dela diversas vezes):
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano venha a ser ferido;
2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei.


Não tem como citar todos os contos, mas o que mais gostei foi do Herbie que lia mentes, ele realmente pregou uma peça em todos, mas não foi por malvadeza, já que estava apenas seguindo as leis da robótica.

Dentre tudo isso, tenho que dizer que não tem nada do filme Eu, robô no livro, não são as mesmas coisas, apesar de ambos falarem de robôs... 

Uma leitura bem indicada com toda certeza, convido a todos entrarem neste mundo complexo, entenderem mais da evolução. 
Eu fiquei realmente, apaixonada pela escrita de Isaac, não tinha lido nada dele até então, mas pretendo ler todos seus outros livros, não só pelo gosto de ler, ou por ter amado a escrita, mas são de grande ajuda e evolução em minhas atividades acadêmicas.

A capa ficou incrível, todo detalhe as folhas amareladas, a forma que eram os pensamentos da doutora, cada conto, todo trabalho impecável.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Gostei do tema, bem diferente das coisas que leio.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo joia?
    Acabei de finalizar uma leitura onde uns dos personagens era um Androide, ele acabou sendo o meu 'queridinho', sempre tive um apego maior para coisas do tipo, nunca li a obra, mas tenho vontade, sua resenha ficou excelente, e só fez minha curiosidade aumentar haha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee Tamires ^^
    Já cheguei a ver o kit desse livro, um blogueiro recebeu e postou a foto no facebook. OMG que kit lindo! Estou bastante curiosa para ler Eu robô, por mais que não seja 100% fã de máquinas e tecnologia, mas não sei se o leria agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamires,
    Asimov é otimo né?? Acredita q já li Eu, Robo tres vezes??
    Achei fantástico como ele conseguiu criar dilemas tão intrincados partindo das Leis da Robótica.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamires! Nossa, parece ser ótimo o livro! Pela resenha ele já conseguiu me agradar porque adoro um pouco de ficção científica *-*! Já estou adicionando á minha lista de leitura...

    Obs: Tem um filme com esse nome mas parece que não tem nada a ver com esse livro né?!

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá minha linda, tudo bem???
    Nossa juro que não sabia que tinha um livros com contos e que por meio dele foi lançado o filme... eu fiquei bem surpresa... não sei se leria o livro, mas gostei da premissa... acho que é uma leitura diferente... uma forma de avaliar um tempo passado e nosso presente... tentar identificar as desconfianças de como seriam as coisas em nosso futuro.. eu não conhecia muito bem essas questões.. e fiquei bem curiosa... se vier parar nas minhas mãos irei ler com certeza... xero!!

    ResponderExcluir
  7. Ah que demais esse kit! Gosto de livros com esse tema, são um dos meus preferidos.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tamires,
    Eu adoro o filme, sou doida pra ler e nem imaginava que era nesse formato de contos.
    Agora fiquei mais curiosa ainda.

    Ótima resenha

    bjs e tenha uma ótima sexta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tamires.

    Essa é a segunda resenha que leio de Eu Robô e fiquei bem interessada. Não tenho o costume de ler contos e acho que esse é uma ótima pedida para ler. Achei muito lindo o kit que a editora lhe enviou.
    Bom saber o que livro não tem nada a ver com o filme. >.<

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!