Resenha - Etéreos - O Despertar

Olá, leitores, queridos!

Aqui estou eu mais uma vez com outra resenha para vocês. Desta vez, o escolhido foi um livro nacional que já há algum tempo eu queria conferir. Conheçam agora Etéreos - O Despertar, de Lilia Uzêda.

Etéreos
Prepare-se para viver uma experiência única, todos estão convidados a conhecer um lugar extraordinário em que universos distintos serão envolvidos numa audaciosa disputa em busca de poder. Num ambiente cercado por magia, encontra-se o enigmático território de Lanóvia. Um local que abriga um misterioso portal capaz de conduzir humanos, seres místicos e criaturas sobrenaturais numa viagem rumo ao desconhecido. Começa agora uma jornada espetacular repleta de paixões arrebatadoras, grandes mistérios, intensas perseguições e muitos segredos a serem desvendados. Seja bem-vindo ao Mundo Etéreo… E descubra como será fantástico fazer parte desta aventura.



Título: Etéreos - O Despertar
Autor: Lilia Uzêda
Número de páginas: 477
Skoob
Classificação: 



Resenha:

Lanóvia é um país de grande fama por sua expansão territorial. Seu povo possui muitas crenças, e inúmeras delas se relacionam à magia. A maioria das lendas locais acreditavam que a floresta de Hans é habitada por seres mágicos e poderosos, praticamente divinos: os etéreos. São eles que controlam toda a natureza, é por sua causa que todo o ambiente estava equilibrado. Porém, os etéreos se diferenciavam de Deus em um aspecto: eles sucumbiam às tentações. Desses episódios surgiram os chamados mesoetéreos, filhos dos etéreos com humanos. Liv era uma delas. Sua mãe, Híndria, a senhora da ventania, entregou-a a seu pai quando bebê, pois sabia que seria perigoso para a criança ser criado no mundo oculto, morada dos etéreos. Desde então, Liv vive com sua família, até que sua madrasta, sabendo de sua história e de sua origem antes mesmo que a própria Liv, convence seu pai de que o melhor para ela seria morar na floresta de Hans, isolada, para que ninguém mais notasse algo de diferente na garota. E assim foi feito. Liv passou a maior parte de sua vida na floresta, em companhia de Ama, e leva um choque ao descobrir que seu pai exige seu regresso à Lanóvia depois da morte de sua esposa.

Muito a contragosto, a garota obedece as ordens do pai e volta para a cidade. Lá, ela conhece Franco, o príncipe que governa todo o reino lanoviano, um homem justo e rude, a quem todos conhecem como "Príncipe sem coração". Contrariando suas intuições, os dois acabam apaixonando-se perdidamente, e é então que Liv descobre suas verdadeiras origens e finalmente encontra com sua mãe. Ao mesmo tempo, a garota descobre que sua volta a Lanóvia não se deu por acaso, e que príncipe Franco precisará de seus dons para conseguir juntar as duas metades de um medalhão que se encontra no mundo oculto, capaz de conceder um desejo a quem montá-lo. Apenas um mesoetéreo pode abrir a passagem para o mundo oculto, e Liv sabe disso. Ela só não saberia que tanta gente se interessaria pelo medalhão, pessoas perigosas, que ela não podia de jeito nenhum deixar se apossarem dele. É aí que a jornada começa: a guerra do bem contra o mal, onde só há uma alternativa: vencer.

Há algum tempo eu conheci esse título, e logo de cara a sinopse já me chamou atenção. Recentemente consegui meu exemplar, e então comecei logo a leitura. Neste volume, temos uma introdução ao universo dos etéreos. Aqui nós conhecemos quem eles são, qual o seu propósito, e acompanhamos as descobertas de Liv acerca desse mundo ao qual pertence. Além disso, aqui temos o início da guerra, que se desenrolará na continuação da série. É um livro nacional, da autora Lilia Uzêda, e eu posso afirmar que gostei muito da leitura.

A narrativa de Lilia é muito fluida. As páginas passam rapidamente, sem você se dar conta do quanto já leu. A autora se utiliza de uma escrita um tanto rebuscada, com palavras que talvez não encontrássemos em outros livros, mas isso não atrapalha a leitura em nenhum momento. Muito pelo contrário, eu só percebi porque estava muito focada na narrativa. Eu achei fantástico o mundo que a autora criou: seus personagens, sua trama, a forma como ela descreveu perfeitamente o cenário, é como se nós, os leitores, estivéssemos dentro da história, e eu confesso que várias vezes fiquei tentada a acreditar mesmo nas lendas sobre a famosa floresta de Hans. Sou apaixonada por enredos que envolvem a magia, e nesse livro em específico a autora soube muito bem conduzir esse elemento, ele esteve presente em toda a história, na medida certa.

Liv é uma personagem complicada para mim. Nós vivemos uma relação de amor e ódio, e em todo o livro foi assim. Isso me surpreendeu porque eu costumo gostar ou desgostar dos protagonistas, mas com Liv foi difícil. Em alguns momentos, eu admirava a persistência e determinação da garota, sua forma independente de ser e sua destreza para lidar com qualquer situação. Em outros episódios eu a achava irritante e patética, e tinha uma vontade quase incontrolável de dar uns bons bofetes na cara dela. Posso dizer que ela é uma garota geniosa. Admito que vi muito de mim em Liv, e talvez por isso o conflito tenha ocorrido. Mas ela foi uma protagonista interessante, e todas essas sensações contraditórias só me fizeram ter mais certeza de que ela é a personagem certa. Franco é um verdadeiro governante: criado desde muito cedo para assumir a coroa do pai, ele sempre pensa nos interesses do povo antes dos próprios. É um conquistador, e dominou vários territórios com suas táticas bélicas e inteligência estratégica. Logo que conhece Liv, ele muda completamente; se torna um homem gentil, amoroso e carinhoso, e mostra a todos que ele também é capaz de amar. Eu gostei da personalidade dele, mas ele também não conseguiu me despertar aquele amor admirado que algumas vezes sinto pelos personagens. Na realidade, meu personagem favorito do livro foi Felipe, o irmão de Liv. O menino é cabeça-dura, teimoso e completamente irrepreensível. Ele e Liv bateram de frente algumas vezes no início do livro, mas depois fomos percebendo que tudo que ele queria era proteger a irmã. Apesar do temperamento rude e um tanto grosseiro, por trás da máscara Felipe é amoroso e carinhoso, protetor e muito leal. Está sempre pronto a ajudar quando precisam de sua ajuda, e não mede esforços para cuidar daqueles que ama. O garoto é realmente incrível!

Existem vários personagens no decorrer da narrativa, que eu não poderia nem ao menos chamar de secundários. Norah, Nicolau, Pantor, Luna, Jazylin, Estevão, todos eles tem suas funções em determinados instantes da história, e são essenciais para o desenrolar da trama. Achei que talvez a quantidade de personagens influenciou um pouco a clareza da narração. Muitas vezes eu não me recordava quem era quem e qual era seu papel dentro do livro, e isso fez a leitura andar um pouco mais devagar em alguns momentos.

O motivo das minhas quatro estrelas no livro é bastante simples: a história foi rápida demais a meu ver. Claro, eu também não gosto daqueles livros que te enchem de detalhes desnecessários, e viram apenas explicação. Mas no caso deste título, em específico, eu senti que algumas partes importantes para a conclusão das ideias estivessem faltando. Em vários episódios eu me vi pensando se meu livro não estava com páginas a menos, já que tudo se desenvolvia com uma agilidade extrema, muitas vezes ficando complicado acompanhar todos os momentos. O tempo da narrativa era ligeiro, e eu achei que isso interferiu na minha compreensão do livro como um todo.

A diagramação da editora Novo Século está muito caprichada, apesar de simples. A delicadeza de cada detalhe me deixou bastante impressionada, é muito bom sentir o cuidado das editoras com suas publicações. O livro pertence ao selo da editora denominado Novos Talentos da Literatura Brasileira, uma iniciativa que eu acho bastante válida. A capa é muito bonita, e tem relação direta com a história. Os capítulos são bem divididos, e a fonte é agradável à leitura.

Eu me despeço de vocês com a recomendação do livro. A história é inusitada e criativa, e a trama vale realmente a leitura. Esse é o tipo de livro que te deixa ansioso pela continuação, e a autora está de parabéns pela sua competência. Espero que vocês gostem da resenha, e do livro, se decidirem ler. Não esqueçam de me contar o que acharam depois rs

Beijos!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oi Paty
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada. Adoro fantasia e estou amando cada vez mais os nacionais que tenho a chance de ler. Gostei bastante do enredo, me parece promissor.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!