Preconceito racial ainda existe

Olá pessoal!

                  

Hoje, nosso Debate com a Thá irá voltar aos velhos tempos, naquele em que eu tenho certeza que algum ancestral seu, esteve um dia.

Pode ter diminuído, mas o racismo ainda existe!

Primeiro, a própria palavra já é estranha, não acham? Eu não acho que seria correto se chamar racismo, até porque cachorros e gatos tem raças, mas humanos? Não, nós temos cores, etnias diferentes.

Já perguntei diversas vezes, e se fossem os brancos os escravos e os negros os senhores, será que os papeis mudariam? E se não houvessem escravidões naquela época? E se no mundo, todos tivessem as cores iguais? E se?...

Não estou falando só do negro, estou falando que índios, asiáticos, russos e etc, sofrem preconceito, mas acho que os negros ainda são os grandes alvos.

Se for a algum mercado por exemplo, poderão perceber que geralmente quem carrega cargas são pessoas negras e quem atende são brancas (pelo menos aqui na cidade já percebi).
É difícil ver uma mulher negra de classe alta andando na rua, se veem é fácil escutar que ela é mulher de bandido ou ganhou rodando bolsinhas por ai, pois é meu povo, já ouvi atrocidades dessas...
É normal vermos uma empregada negra, mas não uma branca, é normal vermos um casal branco, mas não um que seja branco e outro negro.

Já teve colega de meu irmão que foi parado por polícia, pensaram que eram ladrões... Tenho pavor de pessoas racistas, não porque são preconceituosas, mas é porque elas negam o próprio berço. 

Pensem bem, não é a cor que define caráter, não é o modo ou de que trabalha que vai definir o que a pessoa é, conheçam para depois julgar.
Me irrita muito pessoas assim, por negarem quem são, a cor não define que é, sabe porque? Porque se pesquisar, sabe que em sua árvore genealógica existem negros, europeus, asiáticos e vários outros, você têm o sangue de cada um correndo nas veias. 

Quer mais? Porque ligar pelo que é por fora sendo que quando morremos os ossos ficam, eles vão mostrar a cor? Porque ligar se por dentro temos coração, pulmões, artérias e vários outros órgãos iguais? Não dá mesmo para entender a sociedade...

                                        
Não cabe a mim ou a qualquer outro julgar, mas pensem nos atos, a culpa pode ser do passado por implantar na sociedade, mas podemos mudar isso, não podemos?

Somos iguais sendo diferentes.


Beijos e até mais!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Oi Thami.
    Preconceito é algo que me assombra, me deixa com medo. Eu sofri muito preconceito por ser branca de mais. É serio. Sou considerada branca de mais pra uma brasileira. Tenho uma prima que trabalha em um grande hospital e ela já me contou de um caso que fiquei besta de ver. Um senhor recusou o rim que seria transplantado para salvar sua vida porque o doador era negro. Ficar sabendo disso me fez ficar meio que desanimada da humanidade, porque, a meu ver, isso não é ser humano não. É monstro mesmo.

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. Tami minha fofa vc tem tda razão. Estou tentando comentar e não consigo, mas quero que saiba que o texto ficou incrível. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga achei bastante bacana a sua postagem sobre o preconceito, porque no nosso país isso é algo que está ainda muito forte. Espero que isso acabe, porque isso que gera violência e falta de respeito entre as pessoas. E acaba que não sendo nada legal né? Gostei do seu texto e espero que as pessoas leiam com atenção =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-sombra-e-ossos.html

    ResponderExcluir
  4. Pois é Tami infelizmente não são todos que pensam assim, ainda hoje em pleno 2015! O resta é lamentar por estas pessoas com mente fechada e pouco evoluídas =/ preconceito não deveria ter vez, não mais!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nossa realidade continua a mesma de anos atrás... Inclusive arrisco a dizer que na verdade na reduziu, mas ficou apenas maquiado... São muitas as pessoas que se dizem contra o racismo, mas na primeira oportunidade não é isso que demonstram... Querendo ou não, às vezes, até nós mesmos, que lutamos pela igualdade, nos pegamos em situações que o racismo incrustado se manifesta sem nem mesmo percebermos... Mas o primeiro passo é justamente esse, tentar mudar o consciente coletivo e, quem sabe assim, proporcionar para as próximas gerações uma verdadeira igualdade entre todos...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  6. Olá Tamires,

    Infelizmente o preconceito ainda existe. Digo o preconceito de forma genérica, sejam pobres, ricos, negros, brancos. Ele está enraizado em nossa sociedade. Seria tão mais fácil se todos se enxergassem iguais como são!
    Porém, segue o pobre sendo menosprezado, o rico sendo rotulado, o negro sendo minorizado e por aí vai.... Mas aos poucos a sociedade vai evoluindo.

    Abraços
    Tiago Haubert
    www.aspiranteaescritor.com.br

    ResponderExcluir
  7. Com certeza preconceito racial ainda existe e eu acredito que ele vai existir ainda por um bom tempo, eu sendo filha de mãe branca e pai negro já passei e passo por muitas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tamires, tudo bem?!
    Concordo com você, infelizmente o preconceito ainda existe (mesmo que seja menor ou melhor camuflado). O pior para mim é aquelas pessoas que se sentem injustiçadas sem motivo, que se torna vitima de todas as situações e que possuem preconceito com eles mesmos. Que não se aceitam como são. Porque a opinião alheia pode machucar mas é relevante, agora o próprio preconceito sobre si mesmo é o que mata.

    Não sei se deu para entender o que quis dizer mas ta ai minha opinião. Repudio qualquer tipo de preconceito, tenho que ouvir cada barbaridade de pessoas próximas que só por Deus viu... haha

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Claro que podemos mudar!
    É uma pena que em pleno século XXI ainda exista tanta gente preconceituosa, de mente fechada e ignorante.
    Gosto bastante daquela imagem com vários esqueletos iguais e suas respectivas legendas: rico, pobre, negro, branco, gordo, magro... afinal, somos todos iguais!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!