Resenha - Morando Sozinha

Olá, gente bonita!

Hoje eu vim contar para vocês tudo que eu achei do livro cortesia da editora parceira Belas Letras, Morando Sozinha, da autora e blogueira Fran Guarnieri!

Morando Sozinha
"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!




  • Título: Morando Sozinha
  • Autor: Fran Guarnieri
  • Editora: Belas Letras
  • Número de Páginas: 160
  • Skoob
  • Classificação: 


Resenha:

Bom, como eu fiquei responsável pela resenha de todos os livros mandados pela editora Belas Letras aqui no blog (Tami, sua linda!), cá estou eu para contar a vocês como foi meu primeiro contato com essa parceria. E tudo bem, eu sei que não é muito relevante aqui na resenha, mas eu preciso dizer o quanto eu fiquei surpresa com o pacote lindo que chegou lá em casa. Tudo muito bem embrulhado, com todo carinho e cuidado do mundo! Editoras assim sempre merecem a nossa total admiração!

Morando Sozinha, como vocês já devem ter percebido não é um livro de ficção. Ele é basicamente um manual, cheio de dicas e situações em que você precisa pensar antes de tomar uma das decisões mais importantes da sua vida: sair de casa. A autora, Fran Guarnieri, já passou por essa fase, e mantém um blog que auxilia a todas as garotas (principalmente, mas não somente elas) que vão morar sozinhas, talvez por isso eu sinta tanta segurança nela ao abordar o assunto. Fica visível nessas poucas páginas (que eu devorei em menos de duas horas!) a experiência e a propriedade com que a Fran fala sobre as peripécias, os imprevistos, os acontecimentos e todas as responsabilidades que envolvem esse tipo de independência. Acredito que essa sensação de saber do que está falando passa pro leitor, e acaba contribuindo para o bom andamento da leitura.

Outra coisa que eu preciso destacar é a organização que a autora distribuiu durante todo o livro. Cada assunto é colocado no seu lugar exato, e todos eles encadeiam-se entre si, formando um verdadeiro conjunto conciso e muito bem detalhado. Detalhes são algo que não falta nesse livro! Cada parte dessa mudança foi pensada pausada e minuciosamente, tudo para que entendamos o quanto esse momento é importante e requer nossa total atenção. Desde o próprio ato de decidir sair de casa, até a efetivação dessa vontade, passando por todas as etapas, tudo foi abordado em algum momento da leitura. O compêndio ficou realmente completo, qualquer coisa que quisermos saber estará nestas páginas, resumido mas nem por isso sem nos deixar bem cientes da situação.

Um elemento que eu achei super interessante foi o fato da autora ter colocado algumas das suas próprias experiências para exemplificar todos os seus conselhos. Isso, a meu ver, acaba dando mais veracidade ao fato, e desperta aquela confiança necessária nesse tipo de leitura. Além disso, a Fran colocou várias planilhas e deu muitas dicas das quais ela mesma faz uso, tudo muito bem justificado e aberto às modificações de acordo com a rotina de cada um, claro, sempre deixando claro a importância da organização.

Show à parte quem deu foi a editora! Gente, que diagramação é essa? Pensem em um livro lindo, é esse! Desde a textura da capa até todos os detalhes dentro do livro, a editora deu total atenção a estes aspectos, e o resultado final não poderia ser mais satisfatório do que foi. Abrindo o livro nós temos a impressão de estar adentrando o próprio universo da autora, porque tudo ali é muito feminino, muito delicado, cheio de detalhes em cor-de-rosa e desenhos fofos. Tudo muito menininha mesmo! E eu achei isso incrível, combinou perfeitamente com o conteúdo que nos é apresentado, além de ter dado um charme irresistível e tornado a leitura ainda mais agradável!

Para finalizar a resenha, posso dizer que meu primeiro contato com a editora não poderia ter sido melhor: além de super atenciosos, eles são muito competentes no que fazem, e merecem todo o reconhecimento pelo esforço. O livro em si foi uma leitura muito gostosa, sem falar que eu pude me identificar com várias partes dele, já que também pude passar por essa experiência há mais ou menos dois anos atrás. E já adianto que se eu tivesse esse manual nas mãos, muitas das coisas inusitadas e burras que eu acabei fazendo não se tornariam realidade. A Fran é como aquela amiga realista e madura que te dá dicas e abre teus olhos pra tudo que você está fazendo de errado! Com certeza recomendo o livro para todas aquelas garotas que estão pensando em ganhar o mundo e arrasar por onde passarem!

Espero que tenham curtido a resenha, gente! Até a próxima postagem! Beijos!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Nossa, super interessei por esse livro, pois eu moro sozinha (obrigada pelos acasos da vida), e embora façam aproximadamente 3 anos eu já passei por cada perrengue que credo. Talvez umas dicas caiam bem.

    Dá para encontrar esse livro em qualquer livraria eu tenho que encomendar com a editora?

    Beijinhos
    sakury-s.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não pretender mora sozinha logo, admiro muito o trabalho da Fran como blogueira e pretendo comprar o livro, adorei a resenha.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!