Entrevista com autor Paulo f.


Foto -Paulo Ferro Jr.

E ai gente tudo bem?
Bom,em primeiro lugar gostaria de agradecer o autor por ter aceitado a entrevista e pelo enorme carinho e atenção!
Vamos conhecer um pouco mais do autor?


01 - Você sempre quis ser escritor?

"_Desde que me conheço por gente, gosto de inventar coisas e transformá-las em realidade. Quando era muito pequeno, desenha revistas em quadrinhos no papel sulfite, dobrava e grampeava para ficar parecendo as revistinhas que eu comprava na banca. Essas revistas sempre tinham histórias parecidas com os filmes e desenhos animados que eu assistia. Depois, comecei a me interessar em brincar apenas com as palavras. Percebi que escrever era, num certo sentido, melhor do que desenhar, pois mais do que criar imagens para ser vista, poderia criar imagens dentro da cabeça de quem lia, e isso para mim sempre foi fascinante.
E como "contador de histórias" acabei me envolvendo em todos os tipos de maneiras de se tornar uma história realidade. Já escrevi roteiros para filme e séries, já escrevi e desenhei histórias em quadrinhos, já fui autor e diretor de peças de teatro. Sempre quis ser um contador de histórias."

 02 - Qual é o autor(a) que você mais admira? 
"_Não admiro 1 autor só. Tenho admiração por vários! Inúmeros autores nos mais variados gêneros. Vou citar aqueles que mais me influenciaram e até hoje recorro a eles quando preciso me inspirar: Nick Hornby, John Fante, Charles Bukowski, Haruki Murakami, Victor Hugo, Dostoiévski, Neil Gaiman, Chico Buarque, Reinaldo Moraes, Shakespeare, Mário Bortolotto, Douglas Adams, J.D. Salinger e Milan Kundera.  Esses são só alguns, pois, cada dia descubro um novo autor que entra nessa imensa lista...."

03- Você possui algum gênero literário favorito?
"_Meu gênero literário favorito é o do bom livro. Se o livro for bom, diferente, bem escrito, instigante, viciante e conseguir falar fundo lá no abismo do meu ser, aí eu considero um livro favorito. E ele pode ser uma história de amor, de fantasia, comédia romântica, terror, espionagem, ação, etc. Não gosto de me ater apenas a um gênero. A literatura nos proporciona viagens aos mais diversos mundos, aos mais diferentes sentimentos, às sensações mais variadas. Pra quê ficar em uma só?"

04 - Você possui algum hobby além de ler e escrever?
"_Ler e escrever são meu hobby e meu trabalho. Fora isso eu gosto muito de ver filme e séries de TV, jogar video-game, gosto de caminhar, conhecer lugares novos, adoro livrarias, cinema, teatro e conversar."

05 - Você é um autor um tanto influente na Internet e usa esse meio de comunicação para divulgar seu trabalho. Como consumidor qual é a sua preferência, livro físico ou e-book?
"_Não sou tão influente assim... rs. Além de consumidor, eu também penso como produtor. E sou a favor de tudo que facilita a nossa vida na arte de contar essas nossas tão queridas histórias. E sou aficionado nas novas plataformas e tecnologias. Para mim, os ebooks são uma forma de experimentar, pois os livros físicos, do ponto de vista mercadológico, são mais caros e precisam seguir algumas especificidades. Já o ebook, basta-se escrever, gerar o arquivo e publicar. Histórias e formatos que não interessam a nenhuma editora podem virar ebook e podem chegar aos nossos leitores, sem preocupação. 
Então, eu gosto dos e-books tanto quanto dos livros físicos. Mas infelizmente hoje em dia eu baseio minhas escolhas no preço (como consumidor) e sempre opto por aquele que pesa menos no bolso. Quanto ao formato, não me importo, as histórias ali dentro continuam sendo as mesmas, e se eu pudesse, as transferiria direto para meu cérebro, dispensando livro físico, eletrônico, tudo! "

06-De onde tira inspirações para escrever seus livros?
"_De todos os lugares. Posso captar um trecho de uma frase que alguém está dizendo na rua e criar a partir dela toda uma viagem em minha mente que vai virar uma história. Posso ver uma imagem na internet e começar a criar um sentido para aquilo e transformá-la num conto. Posso lembrar de algo que aconteceu comigo, subverter esse acontecimento completamente, misturar com essa frase e essa imagem e dessa salada sair um romance. E é claro, de todos os meus autores/cineastas/dramaturgos/quadrinistas/músicos favoritos."

07-Você recebeu muito apoio?se sim quais as pessoas que mais te apoiaram?
"_ Sim, sempre tive apoio de todos ao meu redor. Apesar de todas as dificuldades, de vivermos em um tempo onde ganhar dinheiro é mais importante do que seguir os sonhos e pensar diferente disso é considerado loucura, sempre achei que a vida é curta demais para não se fazer o que se ama. Não foi fácil e o caminho ainda é longo à minha frente, mas se cheguei até esse ponto é porque sempre tive apoio da família, dos amigos, das namorada e hoje da minha esposa, que herdou a obrigação de me suportar (em todos os sentidos)."

08-O que você espera das pessoas ao ler suas obras?
"_Espero apenas que se divirtam. Quero que leiam minhas histórias e consigam se sentir parte delas."

09-Existe um personagem em particular que esteja em suas obras que mais gosta?
"_Existem muitos personagens em minhas obras que eu adoro. Alguns deles já são conhecidos do público e outros continuam nos arquivos e gavetas da minha vida. Mas das obras que já foram publicados, eu tenho um carinho imenso pela Sky, a personagem principal de "Algo no jeito como ela se move", e nesse livro também tem o Manches, que adoro. Existem alguns personagens de teatro também como o Daniel do "Sedutor por Acaso" pelos quais tenho imenso carinho e acho que foram meus melhores trabalhos no quesito construção de personagem. "

10-Que recado você deixaria para as pessoas que leram?
"_Para os que leram meu recadinho é: Obrigado, do fundo do meu coração. É para vocês que escrevo. 
E aos que ainda não leram: Por favor, leiam. Quem sabe vocês gostam... (e faço a cara do gatinho do Shrek)"

Mais uma vez muito obrigada ao autor e quem leu a entrevista!

Leia a resenha de-Algo no jeito como ela se move 





Bjus!




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. oii Tamires!

    adorei a entrevista, e fiquei com mais vontade de ler por ficar imaginando o autor fazendo a cara do gato do Shrek...hehe

    megaa bjoo
    ;**

    obs: me avisa quando a cartinha chegar

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Ele é bem simpático! Ainda não conhecia o trabalho dele, mas estou indo ver a resenha e pesquisar mais um pouco.
    Beijos

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!