Porque devemos ler?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje venho com um post bem descontraído, aproveitem e espero que gostem.

Então, porque devemos ler?

Tenho amigos e familiares que não são nem um pouco acostumados, eles vivem perguntando para que ler ou o que vai trazer de bom em sua vida, muito já devem ter escutado isso, não é?

Em minha opinião uma leitura é muito mais do que palavras, tinta ou papeis, muito mais do que muitos dizem por ai que é perda de tempo, ai vai um segredo meu... Quando estou nervosa, vou ler um livro, não é demais? Acho que a maioria de vocês deve ser da mesma forma, em épocas de puro stress, se o livro não funcionar eu leio acompanhado de bom chocolate quente e tudo fica calmo rs.
Além de me acalmar a leitura me ajuda em outras coisas, vamos saber mais?

Em uma pesquisa feita pela (National Children's Reading Foundation) , nos Estados Unidos uma criança de 0 a 5 anos que lê, ouve ou foleia um livro anualmente, equivale a 50 mil dólares a mais na fatura de sua renda.
Viu? Faça seu filho ler rs, *fonte do assunto ao fim da postagem.  

Quando criança eu escutava muito história, minha avó geralmente que contava os casos dela, as lendas, inventava e soltava a mais pura imaginação. Adorava, sempre foi atenciosa e quando dormia em casa não podia deixar de contar alguma coisa.
Na escola os professores trabalhavam e trabalham até hoje envolvendo leituras e a biblioteca da escola onde estudei quando criança era bem grande, minhas primeiras leituras e contato com um livro (sem serem os de matéria da escola) foi com gibis da turma da Mônica, adoro até hoje, as próximas leituras foram mais leves, contos de fadas por exemplo, depois eu comecei com um pouco maior, mas a poesia sempre ganhava e me encantava.

Onde leio de vez em quando?... No ano passado eu li muito dentro de ônibus haha, não tinha muito tempo, afinal de manhã escola e a tarde o curso técnico, eram de sete às cinco da tarde fora, não é fácil assim arranjar tempo quando os professores entupiam você de trabalhos, testes e em épocas de prova ficava maluca! Mas passou, agora são férias e quero esquecer esta maluquice o tempo que puder... Dentro do ônibus é legal, muitos não conseguem, mas é a melhor forma também de conseguir chegar mais rápido e relaxar, nada melhor também os olhares curiosos sobre você e tem mais! Conheci muita gente desta forma rs.


A questão é que, quanto mais tarde começar a ler, você pode não ler. Deu para entender?

Meu irmão vem como exemplo, ele tem agora seu quatorze anos e até hoje as leituras dele são bem infantis, os livros preferidos dele são Diário de um banana, está bem, eu também li e é bem legal, mas ofereci um livro com um pouco a mais de páginas e sem figuras, ele não aceitou... Mesmo assim, brasileiro não desiste nunca.
Meu pai também não lê... Calma! Ele não gosta de ler livros, prefere jornais e sempre fica por dentro das notícias rs.
Minha mãe lê praticamente todos os meus livros, só não gosta do gênero ficção e aventura, a não ser que tenha mistério ou romance no livro.


Outro segredo... Sempre odiei a matéria de português, mas adoro ler e quando pequena amava ouvir histórias. Não tenho nada contra, nunca me interessou e a matemática sempre foi meu foco, adoro desafios haha. Mesmo assim, nunca tive uma nota baixa ou fiquei em recuperação na escola, espero que jamais ocorra.

O mais importante é saber qual é seu gênero para saber o que vai interessar você, faça o mesmo com um amigo, um filho ou qualquer outra pessoa!
Então, para incentivar vocês eu pesquisei mais e vou mudar algumas coisas ao meu ponto de vista  www.

Entendimento: Quem nunca leu um livro e achou uma palavra que nunca viu na vida e ficou sem entender pelo menos um parágrafo do livro? A cada palavra que vou aprendendo eu vou me esquecendo das mais fáceis, às vezes fico mais de cinco minutos olhando para o tempo tentando lembrar-me da palavra.
Dica: Procure um livro em nível de seu entendimento, sem muitas palavras rebuscadas, comece leve e depois pega o "pesado".

Cultura: Nada melhor do que pegar um livro que fala de outra cultura, eu sempre adorei a matéria de história e saber mais é sempre maravilhoso, conhecimento é vida.
 Ano passado (passou rápido, não é?) eu tive a oportunidade de ler Amazônia- Um caminho para o sonho da Marli, uma ótima escritora e pessoa, adorei saber mais do nosso Brasil e da Amazônia, não pensem que ela só colocou coisas boas de lá. Moro em cidade histórica e em um berço maravilhoso de cultura, a história de minha cidade posso contar em outro post se quiserem rs.
Dica: Faça um passeio em sua cidade procurando saber mais da história dela, vão aos principais pontos que mais lhe chamam atenção, não olhem para o local como um nada, ali aconteceu algo importante, dê valor.

Reflexivos: Quem nunca leu alguma história que fizesse refletir um pouco da vida? Muitas pessoas não conseguem achar este ponto na história, mas grande parte tem.
Dica: Procure um livro que tenha algo haver com o que passa (procure resenha, leia a sinopse), geralmente conseguimos perceber quando estamos mais sensíveis também.

Conhecimento: Nem preciso dizer, não é? Novamente, conhecimento é vida... Conheço um mendigo de minha cidade que é rico em conhecimento, mas não concluiu os estudos. Como ele cata latinhas e garrafas plásticas, recolhe também todos os livros e jornais jogados fora, nenhum deles deixa de ser lidos quando achado por ele, infelizmente ele foi parar na rua por causa de drogas... Mas é caso para outro post também.

Leitura dinâmica: Para quem lê muito tem uma rápida agilidade para reconhecer uma palavra até mesmo antes de terminada, já sabem o tema abordado em uma leitura e são mais reflexivos.

Vocabulário: Como disse, às vezes me esqueço das palavras mais fáceis, ao longo dos anos escolares fui percebendo os professores falarem de forma mais rebuscada, com novas palavras e via que eles ficavam chateados quando um aluno perguntava o significado da palavra, em uma prova também as palavras são mais difíceis e se não souber, não entenderá e pode ainda responder errado.
Dica: Sempre que descobrir uma palavra nova, procure um dicionário.

Escrita: Querem um exemplo? Eu tenho um diário que ganhei ao completar meus seis anos de idade, meninas, sei que já tiveram um na vida rs. Deem uma folheada e vão ver um número enorme de erros, não tem jeito de fugir, todos nós aprendemos com a prática.
Dica: Procure ler muito mais e escrever textos.

Diversão: Obaa \o/, claro que não pode faltar. Imaginar que está passando por aquela aventura bem bacana e ainda ser o melhor não tem jeito. Todos possuem algum dependendo do leitor, seja uma aventura, drama, mistério e ah! Quem nunca foi a mocinha de um belo romance ou o malvado da história?
Dica: Procure algo que realmente goste muito, para melhorar, procure o que gostaria de ser e não pode.

Ufaa! Terminei? Não mesmo, a leitura facilita a compreensão, desenvolve seu censo crítico e muito mais... Ler é a melhor forma e a saída para tudo o que citei no post, sei que grande parte que visita o blog são blogueiros literários, mas talvez alguns de vocês se tornaram leitores mais tarde e devem arrepender muito hoje rs, ajude um amigo, familiar, alguém... Continuarei a luta com meu irmão.

Fontes de pesquisa do assunto de hoje: www e www.

Grande abraço pessoal.
Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Excelente :) A união de benefícios "artísticos" (tipo, é bom porque é gostos ler) e "utilitários" (o tipo de benefício e crescimento pessoal que ler pode causar) é tão autoevidente que a gente fica até meio atrapalhado quando alguém pergunta "pra que ler". Porra, se você ler logo logo se tornará óbvio também eAHEAHEAHeaHEA

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, insiste com teu irmão. Fiz a mesma coisa com uma amiga e colega de trabalho. De tanto receber livros aqui no trabalho, ela foi meio que se interessando... começou a pegar os folhetos com sinopses até que ficou curiosa com um livro. Aí no fim do ano dei ele de presente pra ela e finalmente ela está lendo \o/
    Ler é tudo de bom... de HQs a clássicos, tudo ajuda na formação e ampliação da nossa mente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, adorei!
    Acho que a leitura é o melhor refúgio de todos, você viaja, rs.
    Acho também que todos podem ler! Quem diz que não gosta, é porque nunca tentou ou nunca deu sorte em escolher o livro certo. Meu namorado dizia que não gostava, e agora ama ler e ainda me ajuda a fazer resenhas para o blog. (:
    Quanto a portugues, eu também odiava, mas adoro ler, porque será ? haha
    Parabéns mais uma vez.

    beeijos

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tamires.. a leitura nos tira do estado de sono e nos lança para o que o autor quis nos dizer.. aqui em casa é assim tb,sou só eu quem gosta de ler livros oucultos, poesias enfim.. minha mãe sempre pendurada no Augusto cury e na biblia.... cada obra tem uma energia psíquica deixada nela.. e isso fica em nós.. melhor um livro que uma novela da globo com as baixarias de sempre.. as pessoas jogam fora vitalidade assistindo intrigas, brigas e mortes.. gostam desta energia,, por isso que a coisa tá do jeito que tá.. bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir
  5. Oie Tamires ^^
    Não consigo ler no ônibus...rsrs' me dá dor de cabeça, só leio em casa mesmo, ou em qualquer lugar onde eu esteja parada *-*
    Conheço várias pessoas que não vêem nada de interessante em ler, isso porque eles nunca devem ter lido um livro realmente bom. Sabe aquele tipo ignorante que vive falando "ler não tem graça nenhuma"? Pois é, são esses. Bom, graças aos livros eu vejo que meu vocabulário melhorou bastante, e tenho orgulho de dizer que não escrevo "consertesa" igual muita gente *-* kkk
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post!
    Gostaria MUITO que todos os seres humanos pensassem assim com você, como eu, e como nós leitores.
    Enfrentamos grande preço na compra dos livros, enfrentamos parentes não entendendo porque perdemos tanto tempo lendo, enfrentamos amigos dizendo coisas absurdas sobre livros, enfim...
    Mas AMOOOO essa vida de leitora!

    Sucesso no blog,
    Beijos,
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei, amo ler. hehe

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Ler ajuda em tudo. Quem ler descobre novos horizontes, enriquece o vocabulário, amplia conhecimentos e mais uma infinidade de coisas. Quando olho para as vantagens que o livro me oferece, nem acho tão caro o preço que eles cobram por um. ( se bem que é só imposto, rs).
    Leio muito no ônibus também, me concentro com uma facilidade incrível, tanto que um dia quase perdi o ponto. HAHAHA

    Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Opa, vou ganhar mais dinheiro! hahauhauhauhauahauh
    Adorei o post!! Vou salvar o link pra mandar pra todo mundo que me pergunta isso u.u'
    (também já li muito no ônibus, mas parei depois de perder a parada umas três vezes...)

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com

    ResponderExcluir
  10. Devemos ler porque é importante mesmo! lendo mais, aprendemos mais.. tanto a falar, quanto a ler bem, praticar a escrita e afins. Conhecimento nunca é de mais ! E as historias de hoje em dia, sao boas :))

    Preciso da sua ajuda.. Sei que é chato, ir nos blogs e ficar pedindo coisas, mas .. Poderia me seguir la no blog? (quero cumprir com a meta de 3mil seguidores) e curtir minha fanpage, pode ser? muito obrigada desde já!

    O aniversário de 3 anos do blog está chegando, e o meu de 15 anos também.. ja fez a plaquinha dando parabéns? Corre la no blog, e me envia.. Todas seram publicadas em um video especial no dia 06 de Março. Beeijos !

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  11. Eu também amo ler no ônibus, ano passado, eu trabalhava muito longe de casa e ficava no mínimo 5 horas dentro de condução para ir e voltar. A leitura era o que me fazia suportar ficar tanto tempo no ônibus.
    Meu pai só lia a bíblia quando eu era criança e minha mãe simplesmente odeia leitura, não sei como eu fui desenvolver tanto esse amor pelos livros kkkkk
    Minha tia quem me dava livros e eu lia sempre pro meu irmão, mas ele não virou um grande leitor. No máximo, ele lê Harry Potter, mas leva pelo menos uns 6 meses rs.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieeeeeeeeeeeeeeeee!

    Cara, voltei a ler e já senti toda a diferença. Ler é MUITO bom <3

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    ResponderExcluir
  13. Não sei como seria minha vida sem livros. Sempre gostei de ler, e várias vezes (principalmente familiares e aqueles amigos que não podem ver um livro na frente) me perguntavam por que eu lia. E eu nunca soube descrever o quão incrível é a sensação de imaginar cada personagem, cenário, mundos. De viajar para vários lugares e ser quem eu quisesse. É algo mágico que me move. Me orgulho muito de não viver sem livros; eles são minha fonte de escape, de alegria, de tristezas e que fazem com que eu continue sonhando que tudo vai dar certo.
    Nunca consegui ler em ônibus ou qualquer outro tipo de transporte, o que é uma pena, pois meu tempo para leituras é bem pequeno (chego em casa cerca de 23:00 por conta da faculdade), mas eu me esforço para ler pelo menos um capítulo por dia.
    Sei bem como você se sente e partilhamos do mesmo sentimento :') Ótimo post, muito inspirador!

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Oiii!
    Adoreeeei o post. Confesso que em muitos momentos lembrei do meu pai enquanto lia. Ele vive me julgando porque leio (não porque leeeio, mas pelos tipos de livro que leio). Fala que não vou aderir conhecimento algum com eles, que não trarão nada para a minha vida. Engano dele!!! Leio de tudo (menos auto ajuda rs) e sempre algum livro me traz uma lição. Seja de cultura, de valor, conhecimentos no geral. Indico sempre a leitura, independente do que seja.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post e concordo que ler no ônibus é a melhor coisa. :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Amei o seu post, afinal quem nunca enfrentou a pergunta "Tá lendo pra que?"
    Infelizmente, muitas pessoas não sabem os benefícios e o prazer de ler um livro, de fazer uma viagem sem sair da sua poltrona, de conhecer, e se apaixonar por personagens, enfim, entrar nessa jornada de leitura é se aventurar! Sem contar no que isso nos traz, aumenta nosso vocabulário, deixa nossa escrita muito melhor, nos faz refletir mais, ter mais argumentos, enfim, como uma vez uma menina mais velha mas que também gostava muito de ler me disse, compare uma redação de alguém que tenha o hábito de ler com alguém que não tenha, só daí já teremos uma ideia.
    Gostei muito da história do mendigo, creio que dará um lindo post, se você o fizer, avisa lá :)
    Beijos,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A importância da leitura é fundamental. Amei o post, ele é super informativo e bacana, adorei! Sério, muito legal! Se eu fosse citar todos os benefícios da leitura esse comentário iria ficar infinito, rsrsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. hahaha eu também leio para relaxar as vezes!
    Quando estou em época de prova, sempre dou um intervalinho entre os estudos para ler! Isso me acalma muito e volto a estudar com todo gás!

    Queria que as pessoas entendessem porque olha... é muito chato o pessoal daqui em casa implicando com meus livros :(
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto, uma visão pessoal, mas mesmo assim abrangente. Me identifiquei com várias passagens, mas se alguém me pergunta por que eu leio, a resposta é muito simples (e talvez um pouco grossa): "Pela mesma razão que você assiste filmes/séries/novelas!"
    rsrs

    ResponderExcluir
  20. Ownnnn minha flor... adorei o seu texto e tudo o que você disse.
    Realmente muitas pessoas me questiona porque gosto de ler e eu sempre falo, gosto de ler porque gosto de me transportar para um mundo onde eu posso ser eu mesma e sem medo... Onde posso garantir cultura e conhecimento. Sabedoria e fortaleza... Dependendo do livro que se lê vc pode ter tudo isso de uma vez só. Eu gostei muito de ler a saga da maldição do tigre porque além da escrita da autora ser maravilhosa, eu pude conhecer a cultura indiana, sua comida,suas crenças e tudo mais... Eu tb costumo ler no ônibus..porque é o melhor tempo que tenho para isso rsrsrs. Xero querida.

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Excelente o post, parabéns, adorei o texto. Ler realmente nos ajuda em varias coisas :)
    Beijinhos, Bru.
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!