Resenha - Amaldiçoado

Olá pessoal!

Um livro aterrorizante, fascinante, que prende o leitor de início ao fim e coloca em nossas cabeças a pergunta que não se cala: Quem é o verdadeiro diabo, o homem ou o próprio diabo?


Amaldiçoado Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora. Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim. Joe Hill, autor de A estrada da noite e Nosferatu, já foi aclamado como um dos principais novos nomes da ficção fantástica. Em Amaldiçoado, o sobrenatural é pano de fundo para uma história de amor e tragédia, de traição e vingança. Um livro envolvente, emocionante e cheio de suspense que nos leva a refletir: em matéria de maldade, quem é pior, o homem ou o diabo? 


Resenha:
Desde quando li Nosferatu me encantei pela escrita de Joe, ele sabe escrever de modo enigmático e ao mesmo tempo cria um paradigma que deve ser resolvido, como? Lendo.

Ignatius, ou simplesmente Ig que é o nosso protagonista, é um homem com família unida, teve muita bondade durante sua vida, mas, não sabia que uma corrente com cruz de ouro poderia mudar tudo, ou melhor, a dona desta corrente poderia mudar tudo...

Ig tinha seu irmão mais velho como grande amigo, no verão ele foi encontrar com uma turma junto com o irmão. Para receber uma bomba, teve que descer um desfiladeiro nu dentro de um carrinho de super mercado, ele acordou com um dos garotos da turma perto dele, o Lee, desde então, sempre foi grato por ter salvado tua vida do afogamento (será?) ops!

Depois de um ano do trágico acidente da dona da corrente, Merrin, Ig acorda com algo estranho, chifres! E eles ainda tinham um efeito "mágico" nas pessoas, todas contavam seus pecados, mostravam seus demônios interiores e aceitavam o que Ig dissesse, mas depois se esqueciam, além disso, com um toque Ig poderia saber ocorrências do passado de cada um.

Merrin foi estrupada e morta, o principal suspeito era Ig, nenhuma evidência diz que é culpado, muito menos inocente. Todos da cidade acham que Ig é um monstro que não deveria viver. O pior é que Ig começa a acreditar, mas seu irmão acaba revelando quem foi o verdadeiro assassino.

"- E sei de tudo sobre Lee da mesma forma que sei sobre você. Quando toco as pessoas fico sabendo das coisas. Coisas que não deveria saber. E elas também me contam. Falam de coisas que gostariam de fazer. Não conseguem evitar." Pág 266.



O livro inicialmente foi um pouco assustador e monótono, já começa com ele transformado e depois temos aos poucos mais conhecimento de seu passado.

Eu realmente fiquei pensando do porque de sua transformação já que Ig sempre me pareceu ser uma pessoa boa. Teve horas que fiquei com muita raiva da Merrin, mas ao fim do livro consegui descobrir do que ela o estava evitando e como tudo ocorreu com ela.

Citações de sexo (quase sempre), colocações da Merrin como um incrível "anjo" as vezes me deixava com raiva, não achei tão necessário... Também haviam partes do jovens e sua galera fazendo alguma arte de adolescentes, mas passavam dos limites.

/ SPOILER - Cheguei ao fim do livro ainda com uma ideia na cuca, porque Ig tinha estes poderes? Sei que muitos devem ter pensado na casa da árvore, mas quando caiu na água (também sabemos que Ig não foi salvo por Lee) ele ainda não tinha entrado na casa... Mas isto também não me deixou com raiva, eu gosto de ficar imaginando do porque o autor colocou  este quê, no livro. - FIM DO SPOILER/

Para quem é bem religioso, não indico o livro, pelo simples fato de que se sentirão ofendidos durante a leitura (ou não) e acharão muitas blasfêmias, mas se mesmo assim interessar, tentem olhar além do conteúdo e se lembrar que é uma obra de ficção.

As vezes Ig me confundia, parece que o Ig de antes, bom e que sempre tentava ajudar as pessoas, se fundiu com o Ig diabo, ele evitava das pessoas fazerem certas coisas e ia sempre atrás dos reais pecadores, principalmente o que matou Merrin.

Eu estou empolgada para assistir o filme, mas tenho certeza que a leitura foi ótimo para compreensão antes de assistir algum dia, sempre é, não é mesmo? Joe entrou para lista dos favoritos desde quando li Nosferatu, aliás, ele ainda continua sendo melhor, o primeiro da lista.

Joe criou algo que nos leva a refletir se realmente, o diabo não é o próprio homem, ou ainda, que todos têm coisas horríveis no interior que podem ficar presas pelo resto da vida e não serão reveladas, a não ser que encontrem Ig...


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Amiga já vi várias pessoas falando muito bem sobre esse livro, mas eu ainda não tive interesse de ler sabe. Eu adorei tudo que você colocou em sua resenha e vou pensar direitinho pra ver se o compro, embora eu já tenha interesse em outros livros da Editora Arqueiro que na verdade já até garanti. Enfim...SAUDADES DE TU MENINA. APARECE mais no meu blog =[

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamires. Tudo bem???
    Sou louca para ler esse livro desde que foi lançado o filme, mas ainda não li nem assisti o filme. :P Um dia com certeza o farei. kkkkk
    Tenho o Nosfertu aqui na minha estante, mas ainda não o peguei para ler. Tenho certeza que quando o ler vai se tornar uma das minhas leituras preferidas, pois só vejo falar vem da escrita do Joe. :D :D
    Adorei a resenha. Bjoks da Gica.

    https://twitter.com/GicaTeles/status/561597267485155329

    ResponderExcluir
  3. Eu não li, mas consegui ver o filme e fiquei :O Nossa me surpreendeu RSrs Pela sua resenha o filme parece que ficou bem fiel.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tamires.
    Quero muito ler este livro e logo depois conferir sua adaptação para cinema.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi linda!
    ótima resenha.
    Eu assisti o filme primeiramente e eu gostei MUITO. Dá uma raiva das pessoas, faz a gente pensar se a humanidade ainda pode ser salva. Tem tanto questionamento interessante, as coisas que o Ig ouviu dos pais quando eles não podiam segurar as palavras por exemplo (não sei como é no livro, mas no filme foi bem tenso), imagino que muito do que foi dito pelas pessoas é um reflexo real do ser humano. Gosto de coisas que nos fazem refletir. Eu achei os motivos que levaram a namorada do Ig a terminar com ele meio bobo, acho errado que escolham pela gente. Enfim, eu li A Estrada da Noite e vi que o Joe Hill tem uma escrita bem diferente do pai, o Stephen King arrasa, mas o filho também brilha *o* eu já to com o livro na estante, falta só ler <3 espero gostar também =3
    Uma ótima tarde!
    [Crítica #1] Filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
    Empreendimentos Digitais Altamente Lucrativos!

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro, mas na versão com O Pacto. Adorei que eles tenham relançado agora com uma atmosfera mais próxima ao cinema, mas ainda não estou podendo me dedicar à ele. O meu livro está na casa dos meus pais. Enfim, do Joe só li A Estrada da Noite e com certeza ele é tão bom como seu pai, Stephen King. - Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  7. Oi amore... tudo bem???

    Adorei a resenha... foi saber o que esperar desse livro... afinal ele foi a minha ultima compras de livros... agora estou passando por uma fase complicada e eu tive que fazer escolhas... e uma delas é dar uma parada nas compras de livro... talvez eu compre alguma coisa em abril e maio... porque vou ter um dinheirinho a mais depois volto para jejum... dificuldades a parte... adorei acompanhar a apresentação do enredo... senti em sua resenha que vou gostar muito da narrativa... venho namorando esse livro já faz um tempo... queria a outra capa... porém vai a do filme mesmo kkkkk também estou louca para assistir... saudades de você minha linda... espero que esteja tudo bem contigo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu juro que pensei que esse filme fosse outro livro hahahahah
    parece ser legal, mas não sei se leria. Eu sou religiosa, mas não sei se seria apenas esse o motivo
    Joe Hill ainda não li nada ,mas tenho vontade de ler - estrada de noite, apesar de tudo- e já que voce elogiou, este também, um dia :)
    verdade rsrsrs acontece rsrs
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeeeei a resenha!

    Beeeeijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já li um livro do autor e gostei bastante. Talento é hereditário hehe. Achei a premissa bem interessante, mas agora fiquei na duvida el ler ou não porque sou evangélica e fiquei com um pé atras com a sua advertência. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tamires!
    Quero ler esse livro antes de ver o filme. Considero o Hill um autor bom, mas não supera o pai e apenas é bom. Eu já li "Nosferatu" e gostei muito também, mesmo achando a leitura oscilatória em alguns momentos.
    Foi bom ler sua resenha. Espero gostar também e não apresentar ressalvas. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!