Entrevista com o autor Tiago Haubert

Tudo bem com vocês?

Como vocês puderam ver, no dia seis deste mês de maio eu lhes trouxe uma resenha tão esperada de Enigmas dos Sonhos - O pergaminho Encantado de Tiago Haubert. Como eu e o blogueiro Marcio Silva, do blog Um baixinho nos livros - que super recomendo - amamos o livro, resolvemos juntos entrevistarmos esse autor.

PS: Total crédito ao Marcio pela ideia das fotos e postagem espetacular!


Olá leitores do De tudo um pouco. Hoje a postagem é especial com um blogueiro e autor especial. Conheçam Marcio de um baixinho nos livros que estará fazendo perguntas ao autor convidado de hoje junto comigo. Tudo bem Marcio?






Oi Tamires! Tudo ótimo e olá leitores do De tudo um pouco, tudo bem com vocês? Eu sou Marcio Silva do blog Um baixinho nos Livros e é uma honra juntamente com a Tamires fazer essa entrevista.




Vamos a entrevista?






Olá Tiago, tudo bem? Obrigado por nos ceder esse tempinho para responder às nossas perguntas: Primeiramente, queríamos que você se apresente para os nossos leitores e falar um pouquinho mais de você e seu livro "contando sua história e trajetória de carreira."




Bom, me chamo Tiago Haubert e sou escritor, sonhador, empresário idealizador da marca de roupas FORS e advogado. 
Mantenho também o blog Causos de um aspirante a escritor (www.aspiranteaescritor.com.br) que traz dicas para escritores e tem o intuito de apoiar a literatura nacional;  escrevo também no “blog Tiago Haubert” do site “Tudo sobre floripa”.

O meu livro, lançado esse ano pelo Editora Selo jovem é de fantasia e se chama Enigmas dos Sonhos: O pergaminho encantado. Ele traz um cenário medieval em meio a jornada de um pai em busca de respostas e vingança daqueles que arruinaram sua vida. Em uma caminhada de descobertas, mitologias e muitas “coincidências”, Mateus , o protagonista, descobrirá que seus sonhos não são meras projeções do subconsciente e não deverão passar despercebidos.





Você possui algum outro hobby? Se sim, qual?







Sim! Falta tempo para eu fazer tudo aquilo que gosto. Adoro esportes, filmes e livros, é claro.
Adoro jogar Padel, um esporte muito similar ao tênis praticado mais no sul do Brasil apesar de estar se difundindo mais ultimamente pelo nosso país. Jogo bastante futebol, apesar de estar parado no momento devido a uma cirurgia no joelho. Sempre que posso estou acompanhando tudo sobre o mundo literário, lendo livros, vendo filmes e seriados. Como falei, trabalhando durante o dia, falta tempo pra escrever e fazer todos esses passatempos, mas arrumamos dou um jeito para encaixar tudo na agenda.





Conte-nos um pouquinho mais sobre o seu blog Causos de um Aspirante a Escritor e como foi que surgiu essa sua vontade de escrever?




O blog surgiu assim que comecei a dar prioridade ao projeto de escrever meu primeiro livro. Pesquisei bastante na internet muita informação sobre o assunto e percebi que era importante criar uma plataforma onde poderia apresentar meu trabalho, agregar seguidores, apoiar a literatura nacional e compartilhar meus aprendizados e pesquisas. Por incrível que parece muita gente quer entrar nesse mundo da escrita sem entender como funciona o mercado e sem estudar. Não há possibilidade de sucesso sem esforço. A ideia de escrever o livro me acompanha desde novo. Recordo-me que aos onze anos por alguma razão que não sei dizer qual, essa vontade surgiu sem explicação. Acordei e pensei: Quero ser escritor! Como se fosse uma missão já dentro de mim desde que nasci. Na adolescência, escrevi um livro de aproximadamente 300 páginas, mas confesso que está longe de uma boa leitura. Era mais um sonho utópico no momento considerando a falta de estudo e maturidade para fazer tal projeto.
Depois de anos envolvido na empresa do meu pai, na minha empresa, faculdade e deixando esse sonho de lado, percebi que faltava algo para eu dizer que realmente minha vida fazia sentido e hoje isso se resume nas frases de meu livro. Faltava eu dar seguimento ao sonho de me tornar um escritor lido pelo mundo. O que seria de nós se abandonássemos aquilo que nos dá prazer? Agora estou dando os primeiros passo de muitos que pretendo dar.



Conte-nos mais sobre seus futuros projetos literários.






Pretendo agora focar na continuação do livro Enigmas dos Sonhos. Já escrevi outro livro. Um romance que falta passar pelas correções, mas como a ideia surgiu curiosamente dormindo e precisava colocar o papel, o fiz. Mas antes de continuá-lo quero terminar a sequência de Enigmas que estou escrevendo.






De que tipo de gênero você mais gosta de escrever?






Adoro escrever Fantasia, de preferência medieval. Adoro fugir do mundo nosso atual e não limitar minha imaginação com a realidade. Gosto de elementos sobrenaturais. Na verdade gosto de escrever tudo que está ligado ao sobrenatural, justamente por esse motivo. Adoro viajar sem qualquer direção e sentido.






Você tem algum autor (a) que se inspirou para escrever seu livro e claro criar o seu blog? E fale mais um pouco das pesquisas para o processo de escrita do livro e qual é o sentimento de ter o livro publicado?


Posso dizer que tive inspirações em Tolkien, Cornwell, nas poesias de Mario Quintana, dentre inúmeros outros, mas creio que esses são os principais. Cada um com sua importância.
Quanto ao Blog, desde o início pesquisei vários blogs semelhantes ao que eu pretendia, que traziam dicas para escritores, e resolvi fazê-lo mas com domínio próprio. 
Assim que dei seguimento ao meu sonho de escrever um livro, pesquisei muito e fiz alguns cursos on-line, além de muita leitura para aperfeiçoar tanto minha escrita quanto minha técnica. A escrita inicial até a versão final do livro demorou e requereu muito trabalho e dedicação. Foram mais de dez correções completas feitas por mim, leitores beta e corretores profissionais.
Já a sensação de ter o livro publicado. Difícil de descrever tal emoção, mas está justamente aí o desafio do escritor, transformar sentimentos e situações em palavras. Posso dizer que está entre os momentos mais felizes da minha vida. 





O que levou você a escrever seu primeiro livro?







Essa é fácil. Precisava me ver completo e não seria se não seguisse meu sonho. Foi daí o motor que me impulsionou dia após dia.










Você demorou muito tempo para achar uma editora que lança-se seu livro? Conte-nos um pouquinho mais deste processo e se puder, qual conselho você daria para os escritores iniciantes?


Sim. O mercado literário está muito concorrido. Muitos escritores nacionais bons disputando um mísero espaço nas livrarias cheias de autores internacionais. Mandei meu livro para mais de dez editoras, todas focadas no tipo de literatura que escrevo, depois de sete a oito meses e muitos "não", a Editora Selo jovem de São Paulo acreditou no meu trabalho e ofereceu um contrato. Coincidência ou não, esse contato veio justamente na semana do meu casamento. Imaginem o turbilhão...
Vejo muita gente procurando editoras sem pesquisar as formas delas para aceitarem originais. Simplesmente jogam o seu livro de qualquer jeito para as editoras sem pesquisar, ler, conhecer realmente como funciona o mercado e os procedimentos de cada empresa. Podes ter certeza que se um escritor iniciante almeja algum espaço entre os poucos que conseguem publicar seus livros, deve pesquisar sobre isso. As chances já são mínimas e se você manda de qualquer jeito seu original para as editoras, essas lhe tratarão da mesma forma. 
Minha dicas para quem está começando seriam: Pesquisar o mercado, às regras das editoras e nunca desistir. Requer muito foco, metas e vontade para seguir essa carreira tão concorrida e difícil. Assim eu sigo. Dando um passo pensado de cada vez.



O que sua família e amigos acharam de você ser escritor e estar lançando o seu primeiro livro?




No inicio eu escondia de todos esse meu sonho, mas foi tão bom o dia que abri para o mundo o meu sonho. Fiquei muito feliz com o apoio que todos me deram. Vieram de todos os lados. Até de onde eu nem imaginava. É engraçado, mas as pessoas acham muito legal conhecer escritores.







Muitos de nós temos uma música que ao escutá-la lembramos de um determinado livro, e enquanto a você, tem alguma música que ao escutá-la acaba por lembrar-se de seu livro?


Eu não tenho uma música e sim uma banda. Qualquer música deles me faz lembrar desse sonho que sempre tive e agora estou realizando. Dave Matthews Band. Recomendo muito! Uma banda de pop Rock com violino, saxofone, trompete, flauta e os instrumentos tradicionais.







Em sua visão! Como é que foram os dias do lançamento e como foi ser entrevistado na TV Band?










Os dias do lançamento foram intensos, mas gratificantes! Foi bem corrido, mas valeu muito a pena. Mais de 150 pessoas foram nos dois lançamentos, um em Federico Westphalen-Rs e outro em Florianópolis.
A entrevista foi uma experiência única. Quem Diria que minha primeira entrevista seria na televisão e ainda ao vivo para toda Santa Catarina? Fiquei nervoso, mas a Maria Paula do programa Olhares, apresentadora, me deixou super à vontade e consegui falar o que queria.
Aproveito para agradecer ao Emilio e a Greice das Livrarias Catarinense que possibilitaram essa entrevista.



ping pong rápido:

Deus...




Caminho


Família...




Tudo





Amigos...





Segurança




Livro...




Sonhos






Sonho...




Ser lido pelo mundo






Ser Feliz é?







Viver sem medo e não se preocupar com o desconhecido






Tiago...





Sonhador





Por favor, deixe um recado para seus leitores.







Gostaria de agradecer a todos aqueles que me apoiaram e mandaram energias positivas para esse projeto. 
Aos leitores, saibam que dei o melhor de mim em cada palavra, em cada parágrafo e em cada capítulo. Obrigado de coração por estarem junto de mim ajudando nesse sonho. A reação de vocês leitores que fazem desse projeto valer a pena. 

 



Então é isso pessoal! Agradeço ao Tiago por ter cedido esse tempinho para responder nossas perguntas, e obrigado Marcio, por aceitar a entrevistarmos juntos e parabéns pela ideia de postagem.








Obrigado também Tamires e Márcio pela entrevista, amizade, atenção e toda a ajuda que tem me prestado. Fazer o bem só gera mais bondade!







Obrigado Tamires por ter aceitado o convite de juntos fazermos essa entrevista e claro, obrigado pelo espaço aqui no De tudo um pouco, para divulgarmos a nossa entrevista! Convido seus leitores a visitarem meu blog e se gostarem seguir e ao Tiago eu quero agradecer muito por aceitar fazer essa entrevista e aturar a minha falaiada no bate papo do Face kk. E quero dizer que estamos aguardando o próximo livro.





Espero que tenham gostado da entrevista... Não deixem de comentar do que vocês acharam e se ficou legal essa forma de abordagem do post! Não deixem de acessar e seguir o blog do Marcio e lógico, se seguir o blog do De tudo pouco, se inscrever no canal, curtir a página do blog, me seguir no Twitter e Instagram, além de me adicionar no Skoob e seguir o blog também no G+.

 Muito obrigado pela atenção de cada um de vocês!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Tamires! Demais né nossa entrevista? :D
    Lá no meu post já tem comentário... E o Tiago tá ficando famoso. hehe
    Bjs! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamires,

    Obrigado por abrir seu espaço para uma entrevista comigo. Foi demais responder! Adorei.

    Abraços
    www.aspiranteaescritor.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!