Resenha Premiada - O livro dos negros

Olá meus queridos leitores, como vão?

A resenha de hoje é de um livro incrível, de fazer você ficar totalmente chocado e admirado! Confiram mais na resenha e lembram-se, ao fim tem SORTEIO, não percam viu?

O Livro dos Negros
O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.

Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.

O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade.

Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade.

A obra, marcante e inesquecível, tornou-se uma miniserie de sucesso nos Estados Unidos. Dirigida e escrita por Clemente Virgo (The Wire) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar em 1996.

  • Titulo: O livro dos negros
  • Autor(a): Lawrence Hill
  • Editora: Primavera Editorial
  • Número de páginas: 408
  • Amazon/ Cultura/ Folha/ Saraiva.
  • Skoob
  • Classificação: 
Resenha:
Foram horas e horas da madrugada com olhos cheio d´água ou com sorriso no rosto e principalmente, chocada! Somos levados da África para uma história incrível até vários solos firmes.
Aprendi muito com Aminata, aprendi muito com o livro e com toda certeza é mais do que indicado.


Animata Diallo é a nossa protagonista. Filha de uma parteira (Sira Kulibali) e joalheiro (Mamadu Diallo) da aldeia Bayo. Foi sequestrada aos onze anos de idade para ser vendida na Carolina do sul e no caminho conhece um dos seus raptores, Chekura, que futuramente vêm a ser seu marido privativamente.

Aminata tinha lindas luas nas bochechas que a enfeitava, sinal de sua aldeia. Infelizmente, a beleza poderia ser algo negativo em algum momento da vida de nossa protagonista, mas sua sabedoria e o dom de ser uma ótima contadora de histórias - que sabia desde criança que seria uma - além de sua extrema vontade de saber mais e viver. Consegue fazer muito mais, e não somente por ela.

Como Aminata tinha mãos perfeitas para ajudar sua mãe e segurar as crianças, acompanhava seus trajetos e os nascimentos. Escutaram histórias de que homens diferentes, brancos e barbudos - os chamados taubabus - raptavam algumas pessoas próximas dali. Certo dia, sua mãe foi chamada para fazer um parto em local distante da aldeia Bayo, seu pai as acompanhou, porém, no caminho tentaram raptar os três. Com grande resistência, seu pai e sua mãe lutaram até a morte e enquanto era obrigada a caminhar, ainda podia dar uma última olhada para trás e sentir o sopro das almas de seus pais, esvaindo-se.

"Pa significava pai na minha língua. Ma significava rio. E também mãe. No começo da minha infância, minha mãe era como um rio, correndo comigo ao longo dos dias e mantendo-me em segurança à noite. A maior parte de minha vida veio e se foi, mas eu ainda penso neles como meus pais, mais velhos e mais sábios que eu; ainda escuto suas vozes, algumas vezes vultuosas e profundas, outras, flutuando como notas musicais. Imagino suas mãos, afastando-me das ameaças, desviando-me dos fogões e me levando para o colchão à sombra fresca de nossa casa. Ainda consigo ver meu pai com uma vara afiada sobre a terra dura, riscando, em árabe, linhas fluentes, e falando sobre o distante Timbuktu." Pág 12.

Seu travejo para chegar ao grande rio - assim conhecido por eles, que é o mar - foi horrível! Pessoas morreram, a fome, o frio e o cansaço "derrubou" muitos, mas ao olhar ao redor e reconhecer que não estava sozinha, que Fanta e Fomba de sua aldeia estava ali, sentia-se um pouco mais aliviada e com esperanças. Além da companhia dos de sua aldeia, Aminata conhece mais de Chekura, o menino que havia ajudado a raptá-la mas que também a tratava com carinho.

Rebeliões foram feitas na chegada ao navio. Aminata usou um pouco de seu conhecimento já que seu pai havia lhe ensinado a ler e a escrever. Sabia Fulfulde e Bamananka. Chegando na Carolina do sul, foi vendida por pouco dinheiro. Na nova terra que pisara atravessando o grande mar, era mais conhecida como Meena.

"Caminhei porque fui feita para isso. Caminhei, porque era a única coisa a fazer. E naquela noite, enquanto caminhava, por muitas e muitas vezes, ouvi as últimas palavras de meu pai. Aminata. Aminata. Aminata." Pág 34


Não é só ai que para; ao contrário da série que assisti antes de ler, algumas coisas foram modificadas, como Fomba e Fanta. As coisas foram bem diferentes. Fomba era um ótimo caçador, melhor ainda quando fazia sozinho, mas depois de ser levado pelos grilhões, nunca falou novamente. Fanta não gostava de Aminata, odiava o jeito de seus pais adularem a menina, mas não é só isso, sabia que a menina era muito inteligente, bonita e que logo poderia tomar o que é seu...

A narrativa te prende de maneira surreal! O livro são quatrocentas páginas de pura emoção, adrenalina, medo, choque, pavor e querendo ou não, algumas vezes felicidades e alívios. Felicidade quando? Quando o Checkura aparecia, ou no final que soube de algo - não posso contar - que aliviou teu coração.

Foi estrupada pelo seu senhor que era bem ciumento. Ajudou bastante a Sra. Lindo e o Sr. Lindo e os mesmos ajudaram-na. Pisou em várias terras diferentes, sentiu o medo, a perda, as pequenas vitórias e as grandes batalhas da vida. Encontrou homens de bem e paz. Passar no mar se tornou repugnante ao imaginar estar acima de túmulos. Ajudou homens e mulheres, aprendeu a ler e a escrever. Sabia mais do que qualquer outro negro e até mais do que muitos brancos. Sr. Lindo ainda a ensinou fazer as contas para ajudar e pagar a ele o que consumia na casa.

O livro são divididos em livros. Parte de sua vida em Bayo e uma no navio. Outra parte de sua vida na Carolina do sul. Outra com Sr. Lindo e outras de todas suas perdas, das histórias que logo iriam virar Histórias e ser grande ponto aos abolicionistas.

Eu vou falar, falar e falar e a finalidade será a mesma. Leiam! Não somente por ser um ótimo livro, mas também há partes baseadas em fatos reais. Por conhecimento histórico e para chocar um pouco mesmo com a raça humana e seus métodos de ser o pior "animal" da face da terra. Um ser pensante, impensante...

Nem preciso dizer que a editora caprichou na edição, certo? A capa tem tudo a ver e sério, depois de lerem, dão uma procurada na série que é linda também: The book of negroes. No mais, agradeço a editora pelo carinho de sempre e por terem enviado um exemplar que agora é um dos favoritos e de grande importância na estante.


Gostaram? Podem conseguir o livro agora participando da promoção!


Regras:
- Informe email e é obrigatório curtir as páginas.
- Ter endereço de entrega em território nacional.
- Cumprir com os quesitos solicitados.

OBS:
- A promoção terminará dia 31/07 e o resultado sairá na mesma postagem em até cinco dias após o término da promoção.
- Entrarei em contato com o ganhador e o mesmo terá que responder em até 48 horas, caso contrário, será feito um novo sorteio.
- O livro será enviado em até 45 dias após o ganhador informar os dados por email e não me responsabilizo por dados incorretos ou errados, nem por extravio. Caso volte, o pagamento ficará por conta do vencedor se ainda quiser.


Boa sorte!
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Olá!
    Já conhecia a história, pois vi a série e encomendei o livro na Amazon. Fiquei realmente tocada com a força de Aminata e só reforçou a ideia que nunca devemos desistir de lutar por nossos ideiais. Até fiz um post falando sobre isso no meu blog. Adorei sua resenha :)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Já me deu vontade de ler! Confesso que sempre vou pela capa e as vezes me surpreendo por a história acaba me deixando de boca aberta de tão boa. :)

    Participando.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    Obs: Não deixe de se inscrever em meu CANAL! Pois estou postando vídeos. :D

    ResponderExcluir
  3. OI Tamires,

    Legal! Parece muito interessante o livro!

    Torcendo para ganhar!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa que história super emocionante, fiquei doida pra ler esse livro e curiosa em conferi a série de TV também, participando e torcendo muito pra ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Participando!
    Seguidora: Ferdi Reggae
    Fernanda Chaves
    flcferdi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia a historia do livro, mas também gostei da tua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!