[Musicando] Fresno

Olá, pessoas lindas!

Olha só quem deu o ar da graça por aqui de novo? Sim, euzinha! E hoje é pra falar de uma das minhas bandas preferidas de todos os tempos, daquele tipo que tu fica sem saber como escolher uma música só pra ser a tua favorita. Conheçam a Fresno!


Fresno é um banda gaúcha, composta por quatro integrantes: Lucas (vocal), Guerra (bateria), Mario (teclados) e Vavo (guitarra). Essa é a atual formação da banda, mas ela já foi diferente anteriormente. A banda surgiu na cidade de Porto Alegre, e inicialmente era formada por Lucas, Gustavo, Pedro e Leandro, amigos de colégio que pretendiam fazer versões punk de músicas consagradas, por pura diversão. No dia 4 de dezembro de 1999, houve na casa do Pedro o primeiro ensaio, e essa é tida como a data oficial da formação da banda.

Por um tempo, os meninos ensaiaram sem nenhuma pretensão, passando agora a tocar covers de músicas famosas na época. Foi num festival de escola que aconteceu o primeiro show da banda, que a esta altura eles se chamava Democratas. Começavam, então,  a surgir suas primeiras composições próprias, influenciadas principalmente pelo hardcore californiano. Essas canções se espalharam pela Internet em versões acústicas e logo começaram a chamar atenção.
Em 2001 os caras descobriram que já existis uma banda nordestina que se chamava Democratas, e foi aí que decidiram mudar o nome. Lucas, por gostar da sonoridade da palavra (sempre poético, meu amor!), sugeriu Fresno, título que permanece até hoje. No final deste mesmo ano, eles gravaram sua primeira demo, O Acaso do Erro, com seis faixas. Em 2003, a banda voltou para o estúdio e gravou o álbum independente Quarto dos Livros, com bastante influência de bandas emo de raiz, como The Get Up Kids. O álbum ganhou destaque com faixas como "Teu Semblante", "Desde Já" e "Stonehenge". O reconhecimento desse álbum no meio independente levou a banda a fazer turnês por diversos estados brasileiros, sem nenhum tipo de apoio da mídia tradicional.

No ano seguinte, surgiu a gravação do segundo álbum, intitulado O Rio, A Cidade, A Árvore, que consolidou ainda mais o respeito pela banda no cenário musical alternativo nacional. A faixa "Onde Está" conquistou diversas paradas de sucesso, e foi com ela que a Fresno começou a despontar para o grande público. Em 2006 a banda lançou seu terceiro álbum, Ciano, com 14 faixas que os levaram a diversas aparições inclusive no canal MTV.

Para o álbum Redenção a Fresno abraçou o pop, deixando um pouco de lado o hardcore. O álbum foi lançado em 15 de Abril de 2008, e já conquistou um Disco de Ouro, entregue pessoalmente por seu empresário Rick Bonadio ao vivo em um show no Espaço das Américas em 14 de Dezembro de 2008. Em maio de 2010 a banda lançou um novo disco chamado Revanche. Com um som já bem mais pesado que o antigo álbum, com faixas com grandes distorções nas guitarras como "Revanche" , "Die Lüge", "A Minha História Não Acaba Aqui" e "Relato de Um Homem de Bom Coração" com letras já mais maduras. E também lançaram a música "Porto Alegre" falando da saudade que sentiam de sua terra natal. O álbum tem sido considerado por muitos como o melhor entre todos os já lançados pela banda.

No ano de 2011 a banda saiu da Universal e voltou a ser independente, lançando nessa época o EP Cemitério de Boas Intenções. O álbum Infinito, lançado em seguida, no ano de 2012, surgiu na ITunes em 1º de novembro, e disponibilizado fisicamente no dia 23 do mesmo mês. .Em 2013 a banda ainda teve sua participação no EMA da MTV na Europa. O evento aconteceu em Amsterdã, na Holanda. A banda foi escolhida para representar a América Latina, venceu a votação nacional, e a segunda fase do concurso e representou no prêmio.

Atualmente, a banda está em turnê em comemoração aos quinze anos, e lançou um EP chamado Eu Sou A Maré Viva que já é o maior sucesso. No dia 16 de outubro de 2014 a banda gravou um dvd ao vivo na cidade de São Paulo, onde cerca de 2.600 fãs de todas as partes do Brasil compareceram. Foi a primeira vez que eles tocaram a música " Acordar" ao vivo. Além dos fãs, outros artistas do meio musical como Mi Vieira ( Glória) e Teco Martins ( Rancore) estiveram presentes.

E como vocês podem ver eu sou completamente apaixonada pela banda, portanto sou suspeita para falar sobre os meninos. Por isso, por mais difícil que tenha sido, escolhi algumas músicas, para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. Já adianto que é impossível não viciar!











Então é isso, galera! Espero que tenham curtido a banda e as músicas, não esqueçam de comentar me falando das suas opiniões! Até a próxima postagem! Beijos!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Acho algumas músicas da época do Redenção bem legais; mas não sou fã da banda. Acho-os apenas bons no que fazem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??

    Admito que nunca fui uma fã da banda... Mas sempre ouço algumas músicas por aí. Amei conhecer mais sobre a história deles... Ah, e uma das minhas músicas preferidas de é não leve a mal ^.^

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!