Resenha - Calvin e Haroldo: As tiras de domingo 1985-1995

Olá!

A resenha de hoje é de uma leitura maravilhosa, lida em menos de uma hora e épica! Me fez lembrar de tempos remotos e até mesmo vestibulares, livros e jornais...
Calvin e Haroldo - As Tiras de Domingo 1985 - 1995
As compilações de tiras de Calvin e Haroldo são ótimo livros para ter, mas a oportunidade de ver os originais e ler o que Bill Watterson pensa a respeito é um privilégio. Ele generosamente compartilhou não só sua arte, mas sua vida e seus pensamentos. Quando analisei o trabalho escolhido para a exposição, eu sabia que os visitantes chegariam aos risos e iriam embora às lágrimas. (Do Prefácio de Lucy Shelton Caswell, professora e curadora da Biblioteca de Pesquisa de Quadrinhos e Cartuns da Universidade Estadual de Ohio, em junho de 2001)

  • Titulo: Calvin e Haroldo: As tiras de domingo 1985-1995
  • Autor(a): Bill Watterson
  • Editora: Conrad Editora
  • Número de páginas: 95
  • Compara e compre!
  • Skoob
  • Classificação:

Resenha:
O que eu tenho a dizer? Eu amei, adorei, li e reli durante o dia, voltei a diversas tiras e voltei a rir e outras, a refletir.


Deparamos com estas tiras em diversos lugares, quem nunca ouviu falar de Calvin e seu tigre de pelúcia - mas vivo - Haroldo? Seja nos livros didáticos de português, jornais, compartilhamentos e até mesmo dos de filosofia, lá estão eles com divertidas histórias ora para nos fazer rir, refletir ou passar o tempo.


Como podem ver, o livro possui o lado colorido à direita e o sem cor do lado esquerdo, podemos ver detalhadamente nos coloridos ou não, fazermos as comparações e divertirmos epicamente com uma época antiga. Pessoalmente, amo as tiras de jornais, desde pequena eu vou direto a elas e depois parto para palavras cruzados ou jogos e em seguida, as notícias - fazer o quê se sou eterna criança?




Nem sabia que o autor expressa a si mesmo nas tiras, por exemplo, ele não era fã de comer e em diversas tirinhas vemos que Calvin também não. Ele também gosta muito de desenhar figuras espaciais ou dinossauros.


Temos diversas tiras de tudo quanto é forma, ele relata até mesmo o cubismo e os desenhos ficara fantásticos. Também diz em cada rodapé ao longo da leitura sobre enquadramento das tiras, as cores, tamanhos e efeitos que gostava de fazer e os difíceis. Na tira acima, o autor utilizou uma conversa mais longa, porém humorística.


Como eu disse, eles também são ótimos em questão de reflexão, nesta tira ele pensa sobre a razão, o certo ou errado e se algo faz sentido... vocês acham que algo faz sentido? E se nada fizer sentido?


Por fim, eu amo as tiras sem falas, acho elas enigmáticas e muitas vezes mais divertidas do que as com falas. O autor têm que ser ótimo em imaginação, ao mesmo tempo deve passar o que quer ao leitor rapidamente e também, deve ter um maior número de imagens para relatar.

Acho interessante o Calvin ser um menino e agir como um - mesmo em algumas tiras que ele parece ter "amadurecido" e falar como filósofo - e o Haroldo ser um gênio.

Eu adorei passar este tempo lendo as tiras, deu uma grande relaxada para próxima leitura e podem apostar que vale para qualquer idade. Encantem-se e passem tempo divertido com Calvin e Haroldo. Merecido as cinco estrelas e se tiverem oportunidade e gostarem, leiam.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Amiga olhando assim eu não me interessei muito pelo livro, mas sinceramente eu acho que é o tipo de livro para se ler assim sem compromisso mesmo. Acho que deve ser bastante divertido embora eu não leia muito HQ, mas gostei. Achei os desenhos fofos e a história deve ser muito legal também. Gostei de tudo que você falou e espero ter a chance de conhecer um dia =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera_3.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!