Resenha - Filho das sombras

Olá!

A resenha de hoje é de um livro incrível, muito legal e especial, não deixem de conferir!

Filho das Sombras
Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecidocomo um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...






  • Titulo: Filha da floresta
  • Autor(a): Juliet Marillier
  • Editora: Butterfly
  • Número de páginas: 608
  • Compare e compre!
  • Skoob
  • Classificação:

Resenha:
Juliet obtêm uma forma incrível de chocar os leitores e ao mesmo tempo, de nos envolver em uma história linda e extraordinária em forma de aventura, amor, compaixão, amizade e magia como visto em nenhum outro livro.

"[...] Cedo ou tarde os Seres da Floresta iriam decidir que seria hora de interferir em nossas vidas novamente, enlaçando os fios da trama ainda por terminar e dando mais alguns pontos. Quem escolheriam desta vez? Será que um de nós era a criança da profecia, que finalmente estabeleceria a paz entre os bretões e o povo de Northwoods e reconquistaria as Ilhas de cavernas mágicas e àrvores sagradas? Preferia não ser escolhida." Pág 25 

Neste segundo livro da trilogia, temos como protagonista a filha de Sorcha - que  foi protagonista de Filha da floresta - a Liadan, que como a mãe, ama ajudar as pessoas e mexer com plantas medicinais. Com seu grande coração, ela nem imaginava que seria a escolhida para a profecia que irá salvar todos que vivem na floresta, inclusive os Seres da Floresta de lá que protegem.

Para os que se apaixonaram pelo primeiro livro, só tenho a dizer que os irmãos aparecem. Liam não se casou novamente e por isso, Sean, irmão da Liadan, será o herdeiro de SevenWaters. Conan aparece de vez em quando junto com seu grupo - esta bem avançado nos conhecimentos - e Finbar, o irmão mais novo e mais próximo de Sorcha, aparece em partes do livro pois ele agora virou parte da floresta, mudou muito desde a maldição. Finbar que ajuda Liadan com seus dons que são os mesmo dele e da Sorcha - de conversar com Seres da Floresta e conseguir ter visões do futuro, além de conseguir "mexer" com as memórias e pensamentos das pessoas.

Infelizmente alguns irmãos da Sorcha morreram e o pai também... Neste segundo livro Conan aparece com todos os druidas para um ritual e é nele que um deles se distancia um pouco de sua vocação e fica com a irmã de Liadan, Nhiam, que era considerada uma das mais belas de SevenWaters com sua mistura bretão e do local.


"- Hora deles intervirem. Hora de começarem a mexer e tecer a trama de nossas vidas. Hora de suas vozes começarem a cantar música de nossos destinos. Não precisa se sentir culpada, Liadan. Eles nos usam, a todos, e não há muito que possamos fazer a respeito. Descobri da maneira mais dolorosa. E, infelizmente, creio que você também descobrirá dessa maneira." Pág 23.

Tudo ia perfeitamente bem até um dos druidas se apaixonar por Nhiam, tudo ia bem até que as filhas fossem pedidas em casamento, mas Liadan queria ficar na floresta para cuidar de sua mãe que estava doente e teria pouco tempo de vida, mas as coisas não ocorreram bem como queria...

Liadan foi visitar sua irmã que havia se casado à pouco tempo depois de ser descoberta com o druida e não poder ficar com ele - por motivos que não posso dizer - e é nesta viagem que ela é chamada as pressas para salvar a vida de uma pessoa no local á caminho de casa, mas foi repreendida e capturada para uma caverna com os famosos mercenários e é também assim, que irá saber que nem tudo que se escuta é a verdade.

Os mercenários eram homens sanguinários, frios, que não ligavam para nada além do dinheiro, isso é o quê Eamonn, um dos homens que pediu a mão dela em casamento, dizia. Entretanto, Irá perceber que àqueles homens tinham uma história, que eles tinham um coração incrível e que o Homem Pintado ou Bran - como ela o chama - poderia ser mais do que as pessoas pensavam.


Raptada e "condenada" a passar a noite em uma caverna com os homens do Homem Pintado e curar o ferreiro, Liadan conseguiria voltar para casa? Por que o Bran chamava tanta atenção? Seria ela mesma a filha da profecia que seria capaz de retomar as Ilhas Sagradas dos bretões?


"[...] - Você não gostaria que algo diferente acontecesse, algo tão novo, intenso e especial que a carregasse para longe como uma onda? Que transformasse sua vida em um acontecimento brilhante como o fogo que o mundo inteiro pudesse ver? Algo que a tocasse e lhe desse muita alegria ou mesmo medo, mas que a tirasse do caminho comum e a levasse para uma jornada inesperada, para lugares que ninguém imagina? Você não sonha com algo assim, Liadan?" Pág 21.

A autora tem uma capacidade enorme de envolver o leitor de início ao fim da narrativa com suas enormes descrições que faz você "flutuar" neste mundo imaginário. Gosto dela envolver as histórias e culturas, de transformar um local qualquer em mágico, de fazer momentos que nem imaginamos e ao fim, de ficar sempre louca para ler mais.

Como no primeiro livro, Liadan passa por provações, terá que fazer escolhas e muitas vezes, correr perigos. O que me deixa encucada são os Seres da Floresta, parece que eles falam uma coisa errada, para que o personagem faça o certo, por exemplo, querem que feche a porta e para isso pede para abrir a porta e assim, o personagem faz ao contrário do que eles querem, deu para entender? Parece que eles fazem isso com todos, inclusive a Sorcha e ao fim, tudo acaba dando certo, com seus riscos, mas certo.

Eu chorei em algumas cenas do livro com perdas de alguns personagens que tinha adquirido um enorme carinho, mas percebi também que é assim que deveria ser, que é assim que as coisas tinham que encaminhar e que os antigos personagens não poderiam "ofuscar" os novos. 

Sean e Liadan tinham a capacidade de conversarem como Sorcha e Finbar. Quando li o primeiro livro eu ficava curiosa do por quê o Finbar ser tão calado e diferente, neste segundo livro sabemos bem porque ele agia assim, mas com a Liadan, seria como se invertesse os personagens.

Parece que  a Juliet ama escrever histórias com personagens femininos, como se mostrasse que elas conseguiam ser tão fortes quanto os homens. O terceiro livro, pelo que li bem ao fim do Filho das sombras, também será com uma menina e preparem-se porque eu acho que já sei como será o desfecho da trilogia e espero que eu goste tanto do último quanto dos anteriores.

Sobre a capa, só tenho a dizer que ficou linda, detalhe metalizado no título - a capa sei bem ao que se refere, mas não posso dizer porque seria spoiler - e as fontes são lindas e agradáveis para leitura e por fim, os capítulos tem o detalhe das penas caindo como no primeiro livro.

Leiam, leiam todos! Acompanhem esta trilogia incrível e se apaixonem, vão ficar loucos por mais!



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Ahh não! Não posso suportar em pensar nos irmãos - qualquer um deles! - da Sorcha morrendo! Me dá uma angustia, por que depois de tudo o que eles passaram no primeiro livro - todo sofrimento e as emocionantes demostrações de uma lealdade feroz entre os irmãos, - principalmente dela por eles - foi impossível não me apaixonar pelos irmãos. Então pensar em algum deles morrendo.. Sinto-me deprimida, como se eu tivesse perdido algum amigo ou parente especial. O que me deixa louca de raiva é que eles nem se vingaram! Eles passaram 3 anos em forma de cisnei só podendo virar humano 2 vezes no ano, e todas as vezes que voltaram; foi para descobrir que a irmã sofreu de alguma coisa; como ser estrupada, por exemplo. Sinto muita raiva do fato q a bruxa vadia só foi embora e pronto, fim.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!